quarta-feira, 11 de julho de 2012

Congresso Nacional:Viver a fé carismática

A primeira pregação do XXX Congresso Nacional da RCC começou após um vídeo sobre o padre canadense Pe. Emiliano Tardif, figura marcante na história da RCC no mundo. Padre Emiliano admitia e testemunhava com bom humor que houve um tempo em que não nutria grandes simpatias pela Renovação Carismática. Mas um dia, acometido por uma grave doença, foi visitado por cinco carismáticos que desejavam interceder pela sua cura. Ele aceitou, mas a contragosto e sem acreditar que aquilo poderia dar algum resultado. Foi surpreendido pela ação de Deus, sendo curado de forma extraordinária. Além de ser curado, ele recebeu o carisma da cura e rodou o mundo sendo exercendo seu ministério.

O testemunho de Emiliano Tardif foi usado pelo coordenador nacional do Ministério de Pregação, Lázaro Praxedes, para introduzir a temática da fé carismática. Com base no texto de João 20, 24-29, que narra o encontro de Tomé com Jesus ressuscitado, o pregador falou sobre cultivarmos a nossa fé mesmo quando não conseguimos “enxergar” as coisas de forma palpável. Mesmo sendo a nossa condição humana muito dependente do ver e do tocar, a fé cristã é baseada no acreditar sem ver. 

Na sequência, o pregador passou a relacionar a realidade de fé com o contexto social. Ele citou a necessidade de um verdadeiro testemunho cristão frente às mudanças dos valores da sociedade que muitas vezes colocam em questionamento a Igreja e a moral cristã: “A sociedade tem vivido um processo de descristianização. O nosso país, mesmo sendo laico, não é pagão. Entretanto, hoje em dia, professar a fé pode significar ser ridicularizado”.

A partir desse panorama, o desafio da RCC é, pela vivência carismática da fé, revitalizar o jeito de ser cristão. Para tanto, é necessário viver uma fé expectante, pois ela é que leva a pessoa a confiar em Deus em todas as circunstâncias. “A fé expectante faz a mão do Senhor se mover e as promessas Dele em nossas vidas se realizarem”, explicou  Lázaro.

E é essa postura de fé carismática, que espera por milagres e se maravilha com a manifestação de Deus, que pode dar testemunho ao mundo. Lázaro ressalta que se há a tentativa de ignorar o Evangelho, nós somos chamados a ser autênticas testemunhas: “ podem tirar a cruz das repartições públicas de nosso país, mas enquanto houver um carismático de fé nada é capaz de tirar a cruz de nosso coração”, afirmou. 

A pregação foi finalizada com um momento de oração em que todos os participantes oraram juntos clamando uma renovação da fé ao Espírito Santo e pedindo para restaurar a ousadia nos corações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!