quarta-feira, 11 de julho de 2012

Encontro Mundial: juventude exalta a Santa Cruz em peregrinação

O Encontro Mundial de Jovens da RCC teve início na tarde desta terça-feira (10) com a Peregrinação da Cruz. Os jovens foram chamados a carregar a cruz de Jesus e a difundir seu significado pelo mundo. A caminhada percorreu a avenida Gramado, no bairro Jardim Três Bandeiras, em um trajeto iniciado na paróquia Nossa Senhora de Fátima e concluído na obra da nova Catedral Nossa Senhora de Guadalupe.

A condução da oração foi fundamentada no valor e na importância da cruz na vida do cristão, pois ela é sinal de salvação e vitória de Jesus. A animação da  peregrinação ficou à cargo do Ministério Jovem do estado do Paraná.

Antes de sair da paróquia, uma grande cruz de madeira foi formada com as cruzes e ícones de Maria distribuídos para a juventude do Movimento durante do Encontro Mundial de Jovens de 2010 e que percorreram diversas cidades do Brasil. Após um momento inicial de exaltação da cruz, começou a caminhada. O clima era de muita oração e reflexão, mas também de música e alegria.

Os cerca de dois mil jovens presentes estavam empolgados. O argentino Emiliano Barón comentou que a experiência desta peregrinação é única: “Podemos sentir a presença de Deus nos jovens, a graça está aqui”. O brasileiro Alexandre Silva de Oliveira também estava muito animado. “Está tudo muito lindo, uma unção de Deus está sendo derramada. A experiência é maravilhosa de ver a Palavra sendo anunciada pelo mundo como pede o Evangelho”, diz.

Durante a peregrinação, as paradas proporcionaram momentos de muita oração. Os participantes foram convidados a formar grupos e oraram juntos pela juventude carismática católica. Depois, pediram o batismo do Espírito Santo. Neste momento, foi proclamada a seguinte profecia:

“Não existem mais fronteiras entre os países, o Senhor nos fez uma só nação. A oração de batismo e intercessão alcançará todos os países em que a Palavra de Deus não é proclamada publicamente, pois as barreiras foram quebradas”.

Para o equatoriano Kevin David, a peregrinação trará muitos legados: “Com certeza a Igreja deve permanecer unida e levar a paz em todo o mundo”, destacou. Mileide Flores, da Venezuela, mostrou qual era a sua visão na peregrinação: “Maravilhoso, espetacular. É uma grande benção do Senhor este momento para a união de todos os jovens valentes que seguem o Senhor”, disse animada.

O encerramento aconteceu em frente a construção da nova Catedral de Foz do Iguaçu. Lideranças jovens do Movimento foram chamados a receber uma pequena cruz como símbolo do momento que selou a unidade das nações e foi finalizado com a oração do Pai Nosso.

Em seguida, os participantes retornaram ao Centro de Convenções para a celebração da Santa Missa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!