quarta-feira, 11 de julho de 2012

Encontro Mundial: Carismas, capacitação para fazermos a obra de Deus

A programação do Encontro Mundial de Jovens prosseguiu na tarde desta quarta-feira (11) com a realização do primeiro workshop temático do evento. Conduzido pelo diácono alemão Christof Hemberger, conselheiro do ICCRS e membro da comissão da juventude, o momento teve como tema os Carismas dentro da RCC.

O diácono iniciou seu ensino lembrando a importância de seguirmos os exemplos encontrados no passado: “Como jovens da Igreja, temos o privilégio de olhar para o passado e aprender”. Segundo Christof, é necessário vermos no nosso passado coisas que nos permitam ver e aprender com o que aconteceu, como no episódio de Duquesne.

Para prosseguir a sua fala, o alemão afirmou que não é possível falar sobre os carismas sem falar de seu doador. “Deus anseia ter um relacionamento com seu povo, demonstrar o seu amor; Ele anseia nos guiar”, disse Hemberger. Por isso, ele continuou, Deus nos capacita com seus dons, de modo a podermos realizar os seus desígnios.

Em seguida, Christof convidou a todos que pensassem na situação dos apóstolos de Jesus após a sua ascensão: com sonhos partidos, medos, vendo que seu melhor amigo havia ido embora... Mas, de repente, eles são plenificados pelo Espírito Santo e encorajados a pregar o Evangelho, proclamar a verdade. E ele questionou aos presentes: “Vocês podem imaginar que isso pode acontecer na vida de vocês?”.

Para isso, ele buscou nos jovens da Bíblia o exemplo. “Todos eles se sentiam pessoas pequenas, fracas. Mas Deus os usou e os capacitou. Por isso eles se tornaram grande e fortes Nele”, explicou. “O segredo é que não somos nós quem estamos realizando as coisas, mas sim Deus agindo em nós”, prosseguiu.

Então, o diácono elencou três lições que podemos aprender para um melhor uso dos carismas. A primeira é que somos escolhidos por Deus e capacitados para fazermos aquilo que Ele quer; a segunda é que não precisamos estar preparados, pois Ele nos prepara; a terceira é que Deus capacita com seus carismas aquelas pessoas humildes o suficiente para reconhecer a necessidade que temos Dele.

Segundo Hemberger, os melhores servos são aqueles que se reconhecem fracos e pequenos e que necessitam do Senhor para serem fortes. “Estes sabem que os dons não são seus”, complementou.

Parábola dos talentos
Prosseguindo com seu ensino, o conselheiro do ICCRS procurou explicar a doação dos carismas exemplificando com a parábola dos talentos (cf. Mt 25). Christof explica dessa forma que Deus nos dá os carismas, mas espera que os usemos, que não os escondamos. Buscando referências nas Sagradas Escrituras e no Catecismo da Igreja, o diácono lembra que esse uso deve ser feito para a edificação do povo de Deus.

Mas como receber estes dons? “Não há uma receita, porque recebemos de acordo com a vontade de Deus”, respondeu o diácono. No entanto, segundo ele, há algumas formas para que estes dons possam se manifestar: estar aberto ao poder e ao batismo no Espírito Santo, permanecer sempre na humildade e colocar os dons em prática. “Os dons não virão como um flash sobre nós, recebidos de forma mágica. Devemos descobrir os dons em nossas vidas”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!