quarta-feira, 11 de julho de 2012

Congresso Nacional: Aprendizado e desapego, caminhos para o pastoreio

Na tarde desta quarta-feira (11), a coordenadora nacional do Ministério de Formação, Lucimar Maziero, realizou a pregação tema do XXX Congresso Nacional da RCC: “Apascenta as minhas ovelhas”. Durante sua fala, Lucimar usou como exemplo a  relação de Jesus com Pedro no processo de mostrá-lo o caminho do verdadeiro pastoreio. O desprendimento pessoal foi a moção da oração para o levante de pastores que amam seu povo.

No primeiro momento, Lucimar usou o Evangelho de João (21, 15) para mostrar como Jesus realizou um “treinamento para o amor” com Pedro.   “Jesus permitiu que Pedro caminhasse junto com Ele, aprender como amar e, principalmente, ser amado e assim ele aprendeu a ter o pensamento de Cristo”, destacou.

Na sequência ela falou sobre a missão que Jesus deu a Pedro de ser pastor. Segundo a pregadora, este mandato de pastor aconteceu porque Pedro  foi formado por Jesus que o “treinou para amar a todos sem distinção, à renúncia a ponto de abrir mão até do próprio nome”.  Lucimar afirmou ainda que não é possível apascentar as ovelhas sem amor, pois desta forma não se teria o cuidado necessário com elas.

Junto a isso, a pregação refletiu sobre a relação entre o apascentar e o congregar o povo : “Quando somos apascentados por Deus, ou apascentamos o povo, cria-se entre nós um grande laço de amor”, mostrou.

Por fim a pregadora falou de como o povo carismático pode exercer esta missão, ao amar com o que chamou de amor- doação e não com o amor egoísta. Neste momento, ela usou da passagem em que Abraão se prepara para sacrificar seu filho Isaac para falar do desprendimento necessário aos pastores. Diante disso, ela lembrou que “muitas vezes não conseguimos apascentar porque somos egoístas ao querer o Grupo de Oração, a coordenação ou o ministério para nós”.

A oração final seguiu a moção de colocar sobre o altar de Deus os apegos pessoais, tudo que atrapalha a missão de apascentar as ovelhas, mesmo que sejam as posses ou ocupações mais importantes.

No Grupo de Oração
Após a pregação, Lucimar explanou sobre como tudo isso pode ser realidade eficaz na vida carismática no GO. O caminho está em acreditar que o Senhor chamou cada um para estar ali, em sempre ouvir a voz do pastor, em sempre dar alimento ao povo e sempre amar. “Que tipo de formação estamos dando aos membros do Movimento? Como estamos conduzindo este povo para o coração de Deus? Quando não assumimos o modelo de Cristo, assumimos um modelo ilusório, que só pensa em interesses pessoais”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!