quinta-feira, 12 de julho de 2012

Mundial de Jovens: É tempo de testemunharmos nossa fé

O coordenador nacional do Ministério da Pregação da Renovação Carismática Católica do Brasil, Lázaro Praxedes, fez a primeira pregação desta quinta-feira (12) no Encontro Mundial de Jovens. O testemunho de fé foi o tema pela qual o pregador anunciou a Palavra de Deus, testemunhou sua experiência de fé e rezou com a juventude do Brasil e outras 40 nações presentes em Foz do Iguaçu.

Inicialmente Lázaro fundamentou sua pregação na unção dada ao profeta Isaías para seu testemunho e profetismo em seu tempo. Junto a isso, ele levantou uma discussão sociológica, fazendo uma leitura da atual sociedade, um tempo de mudança de época, quando uma nova identidade social está sendo estabelecida. Os estudos mostram, como é comum em tempo de mudanças irreversíveis nas características sociais, um estado de instabilidade e caos nas instituições. “É neste período que precisamos de homens e mulheres capazes de testemunhar a sua fé”, afirmou.

Praxedes denunciou um processo de descristianização da sociedade.  No entanto, ele contrapôs: “Podem retirar os crucifixos dos locais públicos, podem proibir de rezar nas escolas, mas nunca vão retirar a cruz que está cravada em nossos corações”.

Diante destas atitudes dos poderes constituídos, Lázaro falou do relativismo e da falta de sentido que tem acometido à sociedade. “O homem tem cavado poços sem a água capaz de saciar a sede do coração, por isso muitos têm tentado matar a sede nas drogas, prostituição ou de outras formas”, alertou. E sobre esta situação proclamou que Jesus é a única esperança das nações.

A experiência pessoal com o Espírito Santo foi o caminho apontado como o grande caminho para o verdadeiro testemunho de Jesus Cristo, a fim dos cristãos não tomarem as formas desta sociedade sem fé. “Este é um tempo de jovens com visão ampliada”, disse.

Para finalizar, Lázaro Praxedes testemunhou sua história de vida, a infância quando se tornou órfão de pai e, mais tarde, de sua mãe. “Passei a viver uma juventude infeliz com meus 12 irmãos, com diversas dificuldades estruturais na família. Cheguei ao ponto de desejar tirar a minha vida. Mas mudei após eu entrar em um grupo de oração da RCC aos 16 anos de idade. Entreguei a minha juventude para Jesus, minha maioridade e entrego o resto da minha vida para Ele”, contou.

Ao final da pregação Lázaro convidou os jovens a pedirem uma nova unção do Espírito Santo para testemunharem destemidamente o Evangelho de Jesus Cristo. "Oremos na liberdade do Espírito, deixemos as formas tradicionais de rezar para sermos conduzidos por Deus", convocou na condução. A partir deste direcionamento os carismáticos exerceram seu apostolado de Pentecostes ao orar uns pelos outros.

Sentinelas da manhã
Ao falar com nossa equipe após a pregação, Lázaro destacou alguns passos para este testemunho de fé entre a juventude, chamada a ser sentinela da manhã no anúncio onde estiverem. “Aproveitando esta realidade da juventude inserida em várias estruturas da sociedade, eu penso que há uma necessidade da juventude conhecer as leis para usar em benefício do Evangelho. Uma minoria tem ditado as regras para uma maioria por falta disso”, apontou.

Ele concluiu ao dizer que o exemplo de vida é primeira forma de testemunho de fé, ao viver com dignidade e santidade no trabalho, na escola e nos diversos ambientes de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!