terça-feira, 1 de abril de 2014

Ser Jovem e Cristão



… ajuntem um tesouro sólido e excelente para seu futuro, a fim de conquistarem a verdadeira vida”. (I Timóteo 6; 19)
Em nossa juventude estamos muito preocupados em nos realizarmos profissionalmente, afetivamente e financeiramente. Isto é louvável e muito belo! Porque somos homens cheios de sonhos e vontades. Porém, não posso reduzir a minha vida a isso. Preciso pensar em ajuntar tesouro sólido para meu futuro, o céu. Esta é a minha verdadeira vida!
E como juntar tesouro sólido? A resposta está em Mateus 6:33: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo”. Este é o principal caminho que devemos seguir.
Ter como meta Buscar o reino de Deus é em atos concretos buscar a intimidade com ele, na vida de oração, na palavra, na eucaristia, na confissão e no terço, pois sua mãe auxilia os cristãos neste anseio pelo seu Reino. É na vida íntima com Deus que somos alimentados e encontramos o motivo para sermos santos, desprezarmos as coisas deste mundo, de sermos fiéis e de passar tantas humilhações por sermos jovens que assumem o cristianismo de fato.
Quando nos aprofundamos no relacionamento com Deus, ele mesmo nos impulsiona ir ao encontro do outro, ao sofrimento da pessoa que está em nossa volta, ou seja, Deus nos impulsiona a caridade. Aqui falo de uma caridade não assistencialista, mas de uma caridade de doação gratuita ao outro que vive comigo. É uma via importantíssima de ajuntar o tesouro no céu.
É o cumprimento da palavra e dos mandamentos de Deus que se encontra em Marcos 12: 30-31:“… amará ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças. Eis aqui o segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existem”.
Uma vida sem caridade não é cristianismo. Seremos verdadeiramente jovens e cristãos quando tivermos um relacionamento de intimidade com Deus e uma vida de caridade para com meu próximo. Por isso, retomo ao início desta reflexão, no qual disse que não podemos reduzir a nossa vida na busca pelas coisas passageiras como a minha realização pessoal, financeira, afetiva e profissional (repito que isso não é ruim), mas não posso me fechar nisto, necessito ir ao encontro do outro.
Por isso, lanço um convite nesta quaresma aos jovens do Revolução Jesus: Vamos visitar as pessoas que precisam da nossa atenção, como os doentes, os idosos asilados, enfim, sairmos de nós mesmos e de nossas preocupações para ir ao encontro do outro. Façamos isso uma vez por semana e veremos o que de fato é ser cristão.
Rui Junio dos Santos
Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!