sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Bote Fé diocesano será realizado em Currais Novos no dia 12

Currais Novos se prepara para receber uma grande mobilização de juventude, no próximo dia 12 de fevereiro. É o “Bote Fé”, evento ligado a Jornada Nacional da Juventude, que trará para a princesa do Seridó a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, ambos símbolos da JMJ, que terá sua próxima edição no Brasil.

A Jornada Mundial da Juventude,  que acontece a cada dois ou três anos, foi criada pelo Papa João Paulo II, em 1985, e consiste num encontro de centenas de milhares de jovens católicos do mundo inteiro.  Em 1984, durante o “Jubileu Internacional da Juventude”, em Roma, o Papa João Paulo II entregou aos jovens um símbolo: uma grande cruz de madeira, para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.

A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida pelo Papa Bento XVI para sediar a Jornada Mundial da Juventude em 2013, para a qual são esperados mais de 3 milhões de jovens de todas as partes do mundo.

A Cruz da JMJ, como ficou conhecida, e o Ícone de Nossa Senhora, chegaram ao Brasil, mais precisamente em São Paulo, no dia 18 de setembro de 2011 e percorrerá todo o país até chegar ao Rio, em 2013.  No Rio Grande do Norte, os símbolos chegarão no dia 10 de fevereiro e percorrerá  todo Estado. Natal foi escolhida pela CNBB ‐ Conferência Nacional dos Bispos do Brasil receberá a Cruz e o Ícone, em um grande evento, denominado “Bote Fé”, que também acontecerá nas 276 dioceses do país, e promove um conjunto de atividades proporcionando situações propícias para o desenvolvimento da evangelização da juventude em cada realidade. Na capital potiguar a passagem dos símbolos será marcada por um grande show, quando será gravado o DVD oficial da peregrinação da Cruz, fruto de uma parceria entre a Igreja do Brasil e a Sony Music, e terá a participação de 25 cantores da música católica, entre eles: Padre Fábio de Melo, Padre Zezinho, Reginaldo Manzoti, Padre Antonio Maria, entre outros.

Já no domingo(12), às 9h a Cruz e Ícone chegarão ao Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz. Seguindo para o Seridó. Currais Novos, será uma das três cidades potiguares a receber o “Bote Fé”, além de Natal e Mossoró. Ela foi escolhida pela organização dos grupos de jovens organizados existentes na cidade.

Na Terra da Sheelita a acolhida iniciará às 15h, com a participação das caravanas visitantes das cidades, no Largo do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, com grande Louvor, animado pelo Ministério de Música da cidade de Currais Novos. A programação segue com caminhada “Padre Welson”, por alguns bairros da cidade, com paradas na Matriz de Sant’Ana e Hospital Regional, terminando no Espaço Cultural Mons. Ausônio Araújo, com chegada às 17h, onde ocorrerá a celebração da missa por padres da região.

A partir 19h inicia o “Bota Fé” com Dj Ângelus e o Ministério de Música Missionário Shallom. Às 22h, translado até a Matriz da Imaculada Conceição e início da Vigília. Às 3h, Adoração ao Santíssimo, e às 5h, encerramento da Peregrinação em Currais Novos.

Para Padre Welson, pároco de Sant’Ana, a vinda deste evento para a cidade demonstra o nível e a força da organização dos jovens. “Aqui temos oito grupos de jovens organizados, e esse momento proporciona um espaço para essa juventude refletir, rezar e expressar o ser jovem”, disse.

Um dos grupos é “Onhosem em Cristo”, conhecido pelo trabalho de evangelização através do teatro. O coordenador Carlos Medeiros, lembra que o evento é direcionado para os jovens, mas que pessoas de todas as idades devem participar. “Todos estão convidados, será um momento muito especial para Currais Novos”, disse.

Na passagem por Currais Novos estão sendo vendidas camisas padronizadas. Segundo Irismar Fernandes, da comissão Diocesana, os interessados tem que encomendar as camisas previamente na paróquia da Imaculada ou na Matriz de Sant’Ana, pelo valor de R$ 15. “Independente de comprar ou não a camisa, a gente está pedindo para que todas as pessoas vão usando branco”, disse.

De Currais Novos os símbolos encerram a passagem pelo Seridó, seguindo para Acari, Jardim do Seridó, Caicó e Jucurutu, depois segue para Mossoró, fechando o trajeto pelo RN.

Assista ao convite do Bispo Diocesano Dom Delson para as atividades da passagem da Cruz e do Ícone por nossa diocese:

Na última edição em 2011, a Jornada Mundial da Juventude aconteceu em Madri, na Espanha, com a participação de mais 2 milhões de jovens. Durante as JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas.

Já a gravação do DVD da Jornada Mundial da Juventude, em Natal, acontecerá no dia 10, a partir das 17 horas, na Arena Bote Fé, na Praia do Forte, em Natal. Está sendo montada uma caravana de Currais Novos, mas é necessário reservar a vaga com antecedência na Matriz de Sant’Ana.

Fonte: CN Agitos, com informações Bote Fé Natal;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!