domingo, 1 de janeiro de 2012

Retrospectiva Missionária RCC Brasil

Em 2011, a Missão esteve no centro das atividades da RCC do Brasil. Impulsionados pelo tema “Por causa da Tua Palavra, lançaremos as redes” (cf Lc 5,5) muitos carismáticos se empenharam em promover atividades de evangelização.  Ruas, praças, vilas, universidades, paróquias, praias, abrigos, hospitais, outras cidades, outro país. O nome de Jesus foi levado aos mais diversos lugares e das mais diversas formas. Aqui você poderá conferir uma “retrospectiva missionária” na qual resgatamos algumas  iniciativas  de evangelização marcantes  realizadas pelo nosso Movimento até o mês de outubro.  Além de dar testemunho das graças de Deus, tais relatos fazem crescer em nós o ardor missionário.

Janeiro

Jesus no Litoral

O ano já começou missionário para mais de mil jovens que trocaram o descanso e o lazer das férias pela evangelização.  Durante o mês de janeiro, seis estados brasileiros realizaram suas edições do projeto Jesus no Litoral.  A orla de algumas praias do Maranhão, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo se transformaram em campo de missão. Com muita criatividade e alegria, o anúncio do Amor de Deus foi feito de forma direta, pelas duplas de missionários que abordavam os veranistas ou através da música, teatro, atividades de recreação, missas e demonstrações públicas de fé.

Com o coração inflamado pela Palavra e impulsionados pelo Espírito Santo, a juventude carismática lançou as redes do Evangelho e já pode vislumbrar alguns frutos dessa pesca. O assessor nacional do Setor Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio, acompanhou os missionários paranaenses durante o projeto. Quando perguntado sobre a iniciativa, afirmou: “Essa é uma juventude comprometida com o evangelho.”

Outro testemunho marcante é relatado pelos missionários Eduardo Mascarello e Paola Delazzeri, do Rio Grande do Sul. A dupla evangelizou um jovem que estava sozinho na beira da praia. Ao longo da conversa, o jovem contou que era um dependente químico em recuperação e que na virada de ano teve um briga séria com o seu padrasto. Depois de muita partilha e de receber a oração dos missionários, o jovem já demonstrava uma nova postura. Bem mais calmo e centrado que no início, ele afirmou que ia procurar o seu padastro para conversar e pedir desculpas. Terminou a conversa dizendo: “Ainda bem que vocês vieram”.

ENF

O Encontro Nacional de Formação 2011, ocorrido entre os dias 26 e 30 de janeiro, teve a Missão como sua temática central. Além de refletir sobre o tema “Por causa da Tua Palavra, lançaremos as redes”, os participantes do evento também foram convidados a realizar uma experiência missionária. Assim, na tarde do dia 28 de janeiro, cerca de 300 carismáticos foram às casas de cidades da região de Lorena para fazer uma proposta diferente para os seus moradores: experimentar o amor de Deus.

Ao longo de ruas de sete cidades – Lorena, Canas, Piquete, Cruzeiro, Cunha, Aparecida e Guaratinguetá, os missionários carismáticos levaram uma mensagem de amor e alegria aos seus habitantes. Moradora do bairro Cecap, de Lorena/SP, Neide ficou muito feliz com a visita: “Foi muito bom recebê-los, porque a gente precisa de Deus”. O jovem Mateus, do mesmo local, contou que a missão chegou à sua casa em um momento em que precisava. “Estava muito angustiado, triste”, confessa.

As bênçãos também atingiram a vida dos missionários. Alguns testemunharam que pela primeira vez tiveram essa experiência de sair às ruas em missão. Animados pelas maravilhas que viram, manifestaram o desejo de repeti-la em suas cidades e dioceses. Foi notável que os missionários não só levaram Jesus às pessoas e às casas, mas que também O encontraram nelas.

No final do dia, em cada bairro visitado pela missão, foram realizados Grupos de Oração. Os missionários ficaram responsáveis pela acolhida, pregação e condução das orações. De acordo com os testemunhos, foi grande a presença das pessoas visitadas, que lotaram as capelas nas quais foram realizadas as reuniões.

Fevereiro

Missão leva esperança para  atingidos pelas enchentes em Nova Friburgo/RJ

“Leva-me aonde os homens necessitem Tuas Palavras, necessitem de força de viver”. Esse trecho da música Alma Missionária traduz bem a motivação que levou os carismáticos de Nova Friburgo/RJ a irem ao encontro daqueles que mais necessitam. No começo do ano, a cidade foi uma das mais atingidas por fortes enxurradas que causaram estragos, mortes e deixaram milhares de desabrigados. Diante de tal situação, a RCC local decidiu aproveitar e época do carnaval e realizar missões nas áreas mais atingida pelas chuvas.

Nessa data, seria realizada a primeira edição do Retiro Diocesano de Carnaval para jovens. No entanto, a partir do convite do bispo de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, acolhido pela coordenadora diocesana da RCC, Cristina Palma Machado, os participantes não ficaram simplesmente dentro de um evento, mas foram às ruas levar a Palavra de Deus para quem mais estava precisando de atenção, conforto e solidariedade.

Servos e participantes de Grupos de Oração aceitaram o chamado e passaram quatros dias em missão, percorrendo ruas, visitando famílias e dez abrigos de crianças que ficaram órfãs. Além de levar o conforto espiritual aos atingidos pela enchente, foram distribuídos donativos, especialmente alimentos, aos desalojados.

Jesus no Pantanal

O período de carnaval também foi de missão para os jovens de Mato Grosso do Sul. Entre os dias 4 e 8 de fevereiro, aconteceu a segunda edição do projeto Jesus no Pantanal. A princípio, os jovens aproveitariam os dias de folia para evangelizar nos balneários em Bonito/MS. Devido às fortes chuvas que caíram na região, as atividades foram transferidas para a cidade de Guia Lopes da Laguna/MS.  Lá, cerca de 60 missionários anunciaram o Amor de Deus nas casas e realizaram Grupos de Oração em bairros carentes do município.

Maio e junho

Pentecostes Missionário

Uma proposta de missão que movimentou muitas regiões do Brasil. Assim foi o Pentecostes Missionário, uma iniciativa que nasceu de uma proposta feita pelo presidente do Conselho Nacional, Marcos Volcan, durante a sua pregação no ENF 2011. A idéia foi aproveitar a mobilização já tradicional dentro do Movimento com a Festa de Pentecostes e agregar na programação local algum tipo de ação missionária. Na maioria dos casos, o ponto de partida foram os Grupos de Oração dos quais saíram duplas missionárias para evangelizar nas casas do bairro ou da paróquia no qual acontecem os encontros. Veja os relatos:

- Um novo Grupo de Oração no Maranhão

Eu estava passando por momentos difíceis na caminhada. Então, juntamente com outras pessoas do meu Grupo, decidi visitar algumas famílias, levando o anúncio querigmático. Nessas ocasiões, o Senhor foi colocando em nosso coração o desejo de realizar a Novena de Pentecostes.

Nosso Grupo de Oração já estava fazendo a Novena, mas resolvemos iniciar os encontros também com as pessoas visitadas. Convidamos outras pessoas, nos reunimos no salão paroquial e passamos nove dias rezando e clamando: Vem Espírito Santo!

Essa Novena foi uma graça tão grande! Eu não imaginava que aquelas pessoas iam ser tão perseverantes. Na última noite, fizemos uma confraternização e perguntei se queriam dar continuidade às orações através de um Grupo de Oração - a resposta foi sim! Nascia então o Grupo de Oração Elena Guerra, que se reúne toda terça-feira, às 19h, no salão paroquial. Todos estão perseverando, já estamos colhendo os frutos!

Geny Teixeira – coordenadora diocesana de Viana
Bela Vista do Maranhão /MA

- Missão que gera alegria

Iniciamos a Missão Pentecostes evangelizando em algumas casas de uma das quadras que ficam em volta da Paróquia. Durante a evangelização, percebemos como existem tantas pessoas feridas, machucadas, sedentas da Palavra e do Amor de Deus. Pessoas que moram tão próximas à Igreja, mas que sequer a frequentam. São pessoas com doenças físicas e espirituais, com grandes vazios existenciais, sempre buscando algo que não sabem o que é.

Nós, do Grupo, levamos a mensagem do Amor de Deus para essas pessoas, partilhamos a Palavra, oramos por quem nos acolheu e por toda família, cantamos músicas que falam fundo aos corações e, assim, maravilhas aconteceram em suas vidas.

Agora, estamos acolhendo essas pessoas em nosso Grupo de Oração. Elas chegam com o coração agradecido e cheios da alegria do Espírito Santo.

Carlos Júnior
Grupo Santa Teresinha/DF

- Na ousadia do Espírito Santo

Eu e a minha companheira de dupla,  Juliana, já tínhamos caminhado bastante e evangelizado várias pessoas naquela tarde. Foi aí que eu vi três jovens tocando violão em uma praça e senti que devíamos ir até lá falar de Deus para eles. Os jovens estavam com toucas na cabeça, pareciam meios disfarçados. Nos enchemos de coragem e fomos.
Chegando lá, comecei a falar do amor de Deus e vi que aqueles garotos eram vazios por dentro. Enquanto eu ia falando, eles diziam que sabiam que estavam no caminho errado. Então, comecei a dizer que o efeito do Espírito Santo era bem maior do que de qualquer coisa. Eles queriam saber que efeito era esse, e continuei falando, afirmando que o efeito do Amor de Deus é muito mais poderoso que o das drogas, do álcool. Quando eu falei isso eles me perguntaram como se fazia para sentir esse amor. Eu disse que se eles fossem no “Cenáculo”, o evento em comemoração a Pentecostes organizado pela RCC, iam sentir esse amor.

No outro dia, no Cenáculo, olhei para trás e vi os três mesmos jovens lá, nas cadeiras do outro lado do ginásio. No intervalo, fui perguntar para eles se o Amor de Deus não era maior do que qualquer coisa. Eles me disseram que o coração deles estava batendo muito forte e que eles nunca tinham sentido uma sensação tão boa como aquela.
Jonata Santos Dariva e Juliana Martin
Grupo de Oração Jovem João Paulo II – Capão da Canoa/RS

Ruah

Em 2011, universitários e profissionais continuaram multiplicando a experiência missionária do Projeto Ruah que leva o anúncio querigmático para universidades de diversos lugares do Brasil. Dessa vez, os membros do Ministério Universidades Renovadas do Acre, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Roraima, São Paulo e Paraná realizaram as atividades de evangelização em meses variados. Entretanto, o ardor e a alegria em levar a Palavra de Deus foram características comuns em todas as iniciativas.

Julho

Terceira etapa da Escola Nacional de Formação de Líderes e Missionários

O mês de julho foi um período significativo de formação e missão dentro do nosso Movimento. Isso porque a Escola Nacional de Formação para Líderes e Missionários chegou à sua terceira edição e, pela primeira vez, a última etapa do curso foi ofertada: o estágio missionário nas Casas de Missão da RCC em Canas/SP, Pelotas/RS e na Ilha do Marajó/PA. Foram dias intensos de vivência fraterna, oração e trabalho missionário em Grupos de Oração e nas casas e ruas no entorno dessas Casas.

Um pouco do que essa experiência significou para os missionários que participaram dela pode ser conferida nos relatos abaixo.

- “O ide que há 20 séculos fez eco nos corações apostólicos, que levou muitos ao martírio, que abriu portas e realizou grandes Milagres, hoje tem ressoado, vigorosamente, nos corações católicos e, sobretudo carismáticos.

É lindo ver o agir de Deus, no movimento do Espírito, despertar vidas que jaziam adormecidas nos porões de si mesmas, e atribuir a elas o valor e o sentido da existência, outrora desprezados pelo mundo. “Aonde mandar eu irei” é o que elas cantam, expressando ou pelo menos tentando expressar, o grande amor com que são amadas pelo Senhor.

Só estamos aqui porque fomos atingidos pelo fogo de um ardor que não nos deixa descansar - o ardor missionário. Há um FOGO que queima! E queima nossos corações, implantando neles anseio pelo implante da Cultura de Pentecostes. E não desistiremos até que vejamos instaurada a civilização do amor.

Já percebemos, contudo, fortes sinais da Cultura de Pentecostes gerando a civilização do amor. Esse tempo missionário que estamos vivendo na RCC faz prova disto.”

Pedro Nascimento – Várzea Grande/MT
Estagiário na Missão Pelotas/RS

- “Por tudo que havia aprendido na Escola Nacional de Formação para Líderes e Missionários, por saber o que é o Movimento do qual faço parte, eu não conseguia pensar em Canas com uma ‘Linda Casa para a RCC’ e ao mesmo tempo uma cidade destruída, onde houvesse uma população que havia sido esquecida e jogada para as periferias.  E por que não fazer de Canas uma cidade diferente?

Hoje, ao término dessa missão, tenho no meu coração a realidade de sonhos, que por momentos pareciam tão distantes, tornarem-se reais.  Não consigo olhar pra Canas sem sonhar com uma comunidade carismática que viva em plenitude a Cultura de Pentecostes, pessoas que saibam se amar, respeitar, se cuidar. Vejo que é algo que vai muito além do que meus olhos possam ver e meu coração  possa sonhar. E  é por acreditar no SIM de cada irmão que quero continuar, sabendo que esse sonho vai muito além.

Até onde vou poder ajudar não sei. Quais são os planos de Deus para o meu futuro também não sei. Mas a certeza que tenho, hoje, é que quero viver e ser cada dia mais Renovação Carismática Católica.”

Caroline de Lima Zanon – Maringá/PR
Estagiário na Missão Canas/SP

- “Eu tenho um chamado! Esta é a certeza que me impulsionou a participar da terceira etapa da Escola. Penso que se grande é o chamado de Deus, grande também deverá ser sempre a nossa resposta. E é belo quando percebermos, mesmo com as nossas limitações e fraquezas, que estamos correndo para tentar corresponder a esse chamado.

Assim que chegamos à Ilha do Marajó, percebemos que o clima era diferente, ali se respira missão, tem rosto de missão. Em cada atividade programada pela Casa de Missão para nós, alunos, pudemos ver o zelo de Deus com esta obra. Pensamos por vezes:  ‘em tão pouco tempo, Deus tem feito tanto!’ Não me refiro apenas às coisas visíveis, como o barco ‘Novo Pentecostes’, a  Rádio Santana, as oficinas de artesanato, o Projeto Anjo da Guarda ou a Capela São José Operário. Não me refiro ‘apenas’ a isso, mas falo da obra de Deus se estabelecendo naquele lugar, o mover do Espírito motivando aquele povo e “mexendo” com aquela cidade. Realmente, o Marajó é um lugar de missão.”

Ruy Lima – Manaus/AM
Estagiário na Missão Marajó

Agosto

Missão Europa

!Dios te ama! Em agosto, esse foi o grito de guerra da juventude carismática do Brasil. Cerca de 180 missionários foram para a Espanha evangelizar e testemunhar o Amor de Deus.

Outubro

Missão Alagoas

Um grupo de 50 missionários do Ministério Jovem, de 15 diferentes estados, esteve em Missão de 8 a 14 de outubro em Maceió/AL. Depois de momentos de formação e espiritualidade, os jovens saíram às ruas da periferia da capital alagoana. Eles anunciaram a Palavra de Deus nas casas, realizaram atividades de evangelização nas escolas e visitaram hospitais.

Todo esse trabalho teve como ponto de partida e de referência 30 Grupos de Oração da região.  Para fomentar que tais Grupos tenham iniciativas voltadas para a evangelização da juventude, foram realizados diversas edições do “Incendeia”, um encontro de oração, pregação e louvor com linguagem jovem. A partir das visitas dos missionários, grande número de jovens pode ter sua primeira experiência com Deus nesses eventos.

Outro fato marcante da Missão Alagoas foi a dura realidade encontrada. Segundo o Censo do IBGE,  Alagoas é o estado mais violento do país, o que fez com que os missionários encontrassem uma juventude com medo e sedenta de Deus. “O medo é tanto que as escolas, necessitadas de ajuda, escancaram suas portas quando chegamos”, afirmou um dos responsáveis pela Missão, Ruy Lima.  “Além da Palavra de Deus, estamos conversando sobre os problemas sociais, a violência e o tráfico de drogas”, completa ele.

Um Movimento comprometido e missionário! Ao ler esses relatos, que são apenas uma amostra de tantas outras iniciativas que aconteceram ao longo do ano, é natural que brote de nossos lábios um sincero louvor a Deus que nos impulsiona para a Missão e nos permite vislumbrar tantos frutos, ou melhor, tantas redes cheias de peixes. Que o Senhor nos conceda a graça de seguir lançando as redes, quantas vezes for necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!