quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O Catecismo e a Nova Evangelização

Em 25/06/1992 o Papa João Paulo II, pela Constituição Apostólica "Fidei Depositum", aprovou o novo Catecismo da Igreja Católica, que ele chamou de " texto de referência" e de " exposição da fé da igreja e da doutrina católica, testemunhadas ou iluminadas pela Sagrada Escritura, pela Tradição apostólica e pelo Magistério da Igreja".

O Papa disse que o Catecismo tem muito a ver com a " Nova Evangelização" que ele propôs à igreja para o século XXI, com " novo ardor", novos métodos e nova expressão", e que o Papa Bento XVI tem levado à frente com muita força. Falando do Catecismo, João Paulo II disse: "Sirva ele para a renovação,  à qual o Espírito Santo chama incessantemente a igreja de Deus, Corpo de Cristo". Este é o objetivo da Nova Evangelização, levar os católicos a um amor renovado a Cristo, à igreja , à doutrina católica, etc., e tudo isso pode acontecer se o catecismo for ensinado e vivido com ardor.

Aos bispos reunidos em Santo Domingo, em 12/10/92, durante o IV CELAM, o Papa disse:"... recentemente aprovei o Catecismo da Igreja Católica, o melhor dom que a Igreja pode fazer aos seus bispos e ao povo de Deus. Trata-se de um valioso instrumento para a Nova Evangelização onde se compendia toda a doutrina que a igreja deve ensinar" (DSD, 9).

Aos Bispos do Brasil, que estiveram com ele, em visita " ad limina apostolorum" em 29/01/1996, o Papa pediu aos bispos: " Deixai-me insistir sobre a conveniência de valerem-se todos do Catecismo da Igreja Católica para uma correta interpretação das verdades de nossa fé".

O Papa João Paulo, paladino da Nova Evangelização, pediu à igreja que lance as redes em águas mais profundas (" dunc in altum"-LC 5,4), para ter pesca melhor. E para isso ele pediu que toda a igreja usasse continuamente o Catecismo: " Peço, portanto, aos pastores da Igreja e aos fiéis, que acolham este Catecismo em espírito de comunhão, e que usem assiduamente ao cumprirem a sua missão de anunciar a fé e de apelar para a vida evangélica.”

O Catecismo da Igreja Católica, por fim, é oferecido a todo homem que nos pergunte a razão da nossa esperança (cf. IPd 3,15) e queira conhecer aquilo em que a igreja Católica crê. Sabemos que muitos católicos não conhecem a rica e bela doutrina católica, por isso, se deixam enganar pelas seitas e falsas igrejas. Não conhecem os dogmas da fé, o Credo, não conhecem os Sacramentos, os Mandamentos, a moral Católica e a espiritualidade. E o Catecismo nos ensina todas essas verdades. Portanto, o primeiro passo da Nova Evangelização, e que já começou, é levar o Catecismo ao povo, como o Papa João Paulo II desejou.

por Professor Felipe Aquino
Escritor e apresentador na TV Canção Nova
FONTE: Revista Canção Nova – Janeiro 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!