sábado, 4 de agosto de 2012

Domingo, 05 de agosto de 2012, 18º Domingo do Tempo Comum – Ano B

jesusalimentamultidaoTEXTO BÍBLICO: João 6,24-35

Jesus alimenta uma multidão

24 Quando viram que Jesus e os seus discípulos não estavam ali, subiram nos barcos e saíram para Cafarnaum a fim de procurá-lo. 25 A multidão encontrou Jesus no lado oeste do lago, e perguntaram a ele: – Mestre, quando foi que o senhor chegou aqui? 26 Jesus respondeu: – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês estão me procurando porque comeram os pães e ficaram satisfeitos, e não porque entenderam os meus milagres. 27Não trabalhem a fim de conseguir a comida que se estraga, mas a fim de conseguir a comida que dura para a vida eterna. O Filho do Homem dará essa comida a vocês porque Deus, o Pai, deu provas de que ele tem autoridade. 28 – O que é que Deus quer que a gente faça? – perguntaram eles. 29 – Ele quer que vocês creiam naquele que ele enviou! – respondeu Jesus. 30 Eles disseram: – Que milagre o senhor vai fazer para a gente ver e crer no senhor? O que é que o senhor pode fazer? 31 Os nossos antepassados comeram o maná no deserto, como dizem as Escrituras Sagradas: “Do céu ele deu pão para eles comerem”. 32 Jesus disse: – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: não foi Moisés quem deu a vocês o pão do céu, pois quem dá o verdadeiro pão do céu é o meu Pai. 33 Porque o pão que Deus dá é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. 34 – Queremos que o senhor nos dê sempre desse pão! – pediram eles. 35 Jesus respondeu: – Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede.

1. LEITURA

Que diz o texto?

Pistas para leitura

Queridos amigos:

Neste Domingo, continuamos a ler o capítulo 6 do Evangelho segundo São João. Recordamos esquematicamente a estrutura do referido capítulo para poder ir situando bem os diversos textos que o compõem:

  • Versículos de 1 a 15: Sinal da multiplicação dos pães e dos peixes.
  • Versículos de 16 a 21: Jesus caminha sobre as águas.
  • Versículos de 22 a 59: Discurso do Pão da Vida em si.
  • Versículos de 60 a 71: Reflexões sobre a atitude dos discípulos diante do seguimento do Senhor.

Hoje tomamos uma primeira parte do chamado Discurso do Pão da Vida, do versículo 24 a 35. As pessoas, que ficaram surpresas com a multiplicação dos pães e dos peixes operada pelo Senhor, buscam febrilmente encontrar-se com o Senhor e conseguem localizá-lo do outro lado do lago. No momento em que se encontram, as palavras do Mestre revelam com clareza a atitude superficial dos que o buscam. O Senhor repreende-os por buscá-lo pelo fato de estarem satisfeitos com o que comeram, e não porque tenham compreendido o sinal da multiplicação dos pães e dos peixes. Aconselha-os, pois, a não se preocuparam tanto com a comida que perece, mas com a que é duradoura e dá a vida eterna. Esta “comida” é Jesus quem a dá. Ao que parece, as pessoas estariam interessadas no que o Senhor lhes diz, e por isso lhe perguntam o que devem fazer. Jesus lhes responde decididamente que o que Deus quer é que creiam nele, o Filho que o Pai enviou dos céus.

O povo, porém, pede-lhe um sinal para acreditar que as coisas sejam assim… Mais uma vez fica evidente que não compreendeu o sentido da multiplicação dos pães e dos peixes. Continuam dialogando e, depois de algumas idas e voltas, o Senhor findará por revelar-se como o pão que dá vida. Aquele que confia em Jesus, nunca mais terá nem fome nem sede.

A pedagogia do Senhor levou as pessoas da necessidade do pão material de cada dia à capacidade de levantar os olhos e poder descobrir um “pão espiritual”, que sacia os anelos mais profundos do coração.

Ainda que já se possam esboçar aspectos eucarísticos nesta parte do discurso do Pão da Vida, ainda não se enfrenta o tema de cheio como se fará nos próximos versículos. Aqui, a ênfase recai sobre Jesus como o Pão para todos os que creem, os que têm fé em seu poder como Filho de Deus entre os homens.

Para levar em conta: no Antigo Testamento se narra que quando o povo de Deus saiu do Egito e estava no deserto, sentiu fome, e Deus alimentou-o com o maná. O Evangelho de João retoma todos estes relatos e apresenta-os como uma antecipação do que acontece com o Senhor, que dá a seu povo um alimento para que sacie sua fome eternamente.

Outros textos bíblicos a serem comparados: Sl 78,34; Mt 16,1-4; Lc 11,29-32; Mc 10,17.

Para continuar o aprofundamento destes temas, pode-se consultar o Índice Temático de A Bíblia de Estudos. Deus fala hoje, o verbete: “Pão”.

Perguntas para a leitura

  • Como começa o relato?
  • Que fazem as pessoas?
  • Que faz Jesus?
  • O que as pessoas perguntam a Jesus quando o encontram?
  • O que repreende Jesus nas pessoas que andavam à sua procura?
  • Com que pergunta as pessoas respondem à repreensão de Jesus?
  • O que Jesus lhes propõe?
  • O que as pessoas exigem de Jesus?
  • Como Jesus se revela? Como se define?
  • O que as pessoas pedem, finalmente, a Jesus?
  • Que certeza última dá o Mestre àquele que realmente confia nele?

2 – MEDITAÇÃO

O que me diz? O que nos diz?

Perguntas para a meditação

  • Saio em busca do Senhor?
  • Onde encontro Jesus hoje?
  • Com que atitude busco o Senhor? Serenidade, confiança, segurança… ou busco-o desesperadamente, febrilmente?
  • Que coisas Jesus pode “repreender” em mim hoje? Em que estou “em falha” com ele, hoje?
  • Tenho a tentação de buscar o Senhor somente quando “me encheu o estômago”, ou seja, quando me concedeu algo fixo e preciso que lhe pedi?
  • Preocupo-me somente com as coisas desta terra, ou sou realmente capaz de levantar o olhar para as coisas de Deus e de seu Reino?
  • Que coisas ocupam mais meu tempo e minha vida hoje?
  • Descubro a “autoridade” de Jesus? Em que coisas? Em minha vida, acredito em seu poder messiânico?
  • Aceito o convite de Jesus para crer nele?
  • “Exijo provas” do Senhor para acreditar e confiar, entregando-lhe minha vida?
  • Animo-me a dizer com as pessoas: “Senhor, dá-nos sempre deste pão”?
  • Creio e confio em Jesus que hoje se me revela como Pão da Vida, para que nunca mais tenha fome ou sede?

3 – ORAÇÃO

O que lhe digo? O que lhe dizemos?

Para a oração, utilizamos a primeira leitura deste Domingo.

Êx 16,1-4.12-15

16

O maná e as codornas

1 O povo de Israel saiu de Elim e foi para o deserto de Sim, que fica entre Elim e o monte Sinal. Chegaram ali no dia quinze do segundo mês depois da sua saída do Egito. 2 Ali, no deserto, todos eles começaram a reclamar contra Moisés e Aarão, 3Dizendo assim: – Teria sido melhor que o Senhor tivesse nos matado no Egito! Lá, nós podíamos pelo menos nos sentar e comer carne e outras comidas à vontade.  Vocês nos trouxeram para este deserto a fim de matar de fome toda esta multidão. 4 O Senhor Deus disse a Moisés: – Agora eu vou fazer chover do céu pão para vocês. E o povo deverá sair, e cada um deverá juntar uma porção que dê para um dia. Assim eu os porei à prova para saber se eles vão obedecer às minhas ordens. 12 – Eu tenho ouvido as reclamações dos israelitas. Diga-lhes que hoje à tarde, antes de escurecer, eles comerão carne.  E amanhã de manhã comerão pão à vontade. Aí ficarão sabendo que eu, o Senhor, sou o Deus deles. 13 À tarde apareceu um grande bando de codornas; eram tantas, que cobriram o acampamento. E no dia seguinte, de manhã, havia orvalho em volta de todo o acampamento. 14Quando o orvalho secou, por cima da areia do deserto ficou uma coisa parecida com escamas, fina como a geado no chão. 15 Os israelitas viram aquilo e não sabiam o que era. Então perguntaram uns aos outros: – O que é isso? Móises lhes disse: – Isso é o alimento que o Senhor está mandando para vocês comerem. Levemos em conta como o Senhor alimenta seu povo no Antigo Testamento. Este episódio é sinal daquilo que Jesus agora está apresentando em Jo 6.

4 – CONTEMPLAÇÃO

Como interiorizo a mensagem? Como interiorizamos a mensagem?

Para a contemplação, utilizaremos a frase dos interlocutores de Jesus:

  • Senhor, dá-nos sempre deste pão.
  • Senhor, dá-nos sempre deste pão.

Vamos repeti-la rítmica e serenamente.

5 – AÇÃO

A que me comprometo? A que nos comprometemos?

Proposta pessoal

  • Redescobrir Jesus, cada dia, como Deus e Senhor que alimenta minha alma e meu espírito.

Proposta comunitária

  • Entabular um diálogo com os demais jovens em relação à “identidade” de Jesus: Quem é Jesus para cada um?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!