quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Como deve ser o Ano da Fé?

O papa convocou o Sínodo dos Bispos, no mês de outubro de 2012, que terá como tema: “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”, e que abrirá o “Ano da Fé”que ira até a Festa de Cristo Rei em novembro de 2013. É a Igreja cumprindo a missão que Jesus lhe deu: ‘Ide evangelizar!”.

O Vaticano tem dado orientações de como deve ser este ano em especial. “O Ano da Fé quer contribuir para uma conversão renovada ao Senhor Jesus e à redescoberta da fé…” A “Congregação da Fé” destaca que hoje é necessário um empenho maior a favor de uma Nova Evangelização (“novo ardor, novos métodos e nova expressão”), para crer, reencontrar e comunicar a fé.

Recordando o 50º aniversário de abertura do Concílio Vaticano II, destaca que no Ano da Fé devem-se encorajar as romarias dos fiéis ao Vaticano, bem como à Terra Santa. O papel especial de Maria no mistério da salvação deverá ser ressaltado, e recomenda também romarias, celebrações e encontros nos maiores Santuários Marianos do mundo.

A Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, deverá ser o evento de destaque dentro do Ano da Fé, uma “ocasião privilegiada aos jovens para experimentar a alegria que provém da fé no Senhor Jesus e da comunhão com o Santo Padre, na grande família da Igreja.”.

Sejam organizados simpósios, congressos e encontros de grande porte, também a nível internacional, que favoreçam o encontro com testemunhos da fé e o conhecimento da doutrina católica. Nesse sentido, o Vaticano pede aos fiéis que se aprofundem no conhecimento dos principais Documentos do Concílio Vaticano II e o estuda do Catecismo da Igreja Católica, o que vale de modo particular “para os candidatos ao sacerdócio”.

O Vaticano deseja que haja celebração de abertura do Ano da Fé e uma solene conclusão em nível de cada Igreja Particular. E, em cada diocese do mundo, deverá ser preparada ua jornada sobre o Catecismo da Igreja Católica.

Também é pedido que neste Ano da Fé os fiéis acolham com maior atenção as homilias, catequeses , os discursos e as outras intervenções do Papa. “Cada Bispo poderá dedicar uma sua carta pastoral ao tema da fé, recordando a importância do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica”.

No período da Quaresma, haja celebrações penitenciais para se pedir perdão a Deus particularmente pelos pecados contra a fé, e que haja maior frequência ao sacramento da Penitência. “As novas Comunidades e os Movimentos eclesiais, de modo criativo e generoso, saberão encontrar os modos mais adequados para oferecer o próprio testemunho de fé ao serviço da Igreja”.

por Professor Felipe Aquino
Escritor e apresentador na TV Canção Nova
FONTE: Revista Canção Nova – Abril 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!