quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O Sentido das Sagradas Escrituras

As Escrituras sagradas não são apenas livros de história, mas um caminho para conhecer o coração de Deus; deve-se ter o olhar não de quem deseja descobrir dados, mas de quem deseja adentrar no coração de Deus – e o caminho para isso se dá através do Espírito Santo.

Para percorrer esse caminho é preciso clamar a presença do Espírito Santo, consagrando a inteligência e memória;

O curso ira nos proporcionar os passos da Lectio Divina, a leitura orante da palavra de Deus, um meio no qual nos aproximaremos de Deus através das Sagradas Escrituras;

LECTIO DIVINA, O QUE É?
Leitura Orante da de uma passagem das Sagradas Escrituras, feita individual ou comunitariamente, desenvolvida sob a moção do espírito Santo, seguida pela meditação, oração e contemplação.

Surgiu no séc. 12, relacionado a teologia monástica (monges). A partir  de Guido II, abade de Cartuxa, que em 1.188 iniciou e organizou este método. Já para S. Bento, a Lectio Divina é uma ocupação séria e empenhada, assídua e participada. Deve transformar a vida e tornar-se caminho de perfeição.

Podemos, hoje, ter acesso a este método
Lectio: estudo contemplativo da palavra =  devemos ter cuidado para não fazer uma leitura fundamentalista, ou seja, defender com fidelidade absoluta à interpretação literal dos textos religiosos,  (ler ao pé da letra), mas devemos considerar a época, a história. Por exemplo, Jesus citava contextos vividos na época nas suas parábolas, que fazia parte da sua realidade.

Na Leitura da palavra podemos subdividir em:
Sentido Literal: Que significa o que o nome diz, o que o texto diz, os fatos.
Sentido  Espiritual: não só o que o texto diz, mas também as realidades e os acontecimentos que podem ser sinais.
Sentido Alegórico: reconhece a significação dos acontecimentos em Cristo
Sentido Moral: Reconhece a condução para um justo agir de nossa parte;
Sentido Anagógigo: vê as realidades e os acontecimentos na sua significação eterna.

A Lectio é um diálogo: e para um diálogo acontecer, é preciso que duas pessoas se comuniquem, que as duas se entendam.
Solidão Sonora: Segundo São João da Cruz, para ouvirmos a Deus, aquilo que Ele quer nos dizer, é preciso calar os ruídos das vozes que nos invade. E quando nos decidimos por Deus

Três atos fundamentais para o diálogo: Ouvir, responder e contemplar; devemos deixar que a Palavra caia como semente já plantada no coração do homem.

Nem toda leitura da palavra é Lectio Divina. Para isso se faz necessário os quatro passos e se comprometer com que a palavra vai nos falar.

A Lectio deve ser uma verdadeira Teologia de Deus, estudo de Deus, mas vivido e expresso em atos
Para realizar uma boa lectio são necessários alguns recursos:
1 Rezar num local onde já é conhecido, para que você possa entrar em intimidade, silêncio e atenção;
2 Não limitar tempo, pois ele é de Deus;
3 Ir para a oração com a verdade do seu coraçãi, não tentando fugir ou mascarar a realidade;
4 Invocar o Espírito Santo de Deus.

FONTE: WebFórum Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!