quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Jovens saem em missão na região metropolitana de Natal/RN

O Ministério Jovem da RCC na Arquidiocese de Natal/RN saiu em missão neste sábado (4), para a cidade de Parnamirim, na grande Natal. Cerca de 20 jovens de vários grupos de oração deixaram o dia de folga para anunciar a Palavra de Deus de casa em casa. As atividades missionárias se concentraram em dois bairros da cidade que concentram cerca de 200 mil habitantes.

A missão em Parnamirim é a primeira do projeto Caravana Missionária que vai ser desenvolvida todos os meses de 2012, em diferentes cidades da arquidiocese. Em cada casa visitada, os missionários puderam levar o anúncio da Salvação àqueles que ouviam e fazier o convite para participarem da Santa Missa e do Grupo de Oração da comunidade.

As atividades foram intensas e realizadas nos períodos da manhã e da tarde. O coordenador estadual do Ministério Jovem, Artur Oliveira, ficou muito feliz com o projeto, principalmente, por perceber o desejo dos jovens em evangelizar. “Foi uma maravilha ver o fogo no olhar dos jovens e o desejo de evangelização, principalmente, por, depois de umas 5 horas de caminhada debaixo de um sol de verão nordestino, ouvi eles dizerem que o tempo foi pouco".

O mesmo sentimento é compartilhado pelo coordenador arquidiocesano do Ministério, Daniel Soares.  “Foi maravilhoso vê-los chegar entusiasmados com tudo que tinham vivenciado, com a oportunidade de falar do amor de Deus para as famílias”, conta Daniel, que ainda acrescenta: “Vê-los com essa ousadia no Espírito foi fantástico”.

A experiência de sair de casa em casa foi a primeira para a maioria dos jovens. A estudante de farmácia, Mariana Câmara, estava entre estes. Ela conta que no começo não sabia como falar, mas quando saiu percebeu que o Espírito Santo começou a trazer à memória e aos lábios palavras que a ajudaram. “Foi algo natural”, comenta.

Daniel ainda confia que dessa missão será possível colher vários frutos. Ele cita o amadurecimento humano e espiritual dos missionários, além do aumento da confiança em Deus. “Eles puderam ver o agir do Espírito Santo por meio deles, fortalecendo ainda mais os seus serviços dentro da RCC”, diz. Daniel ainda acrescenta: “O que me deixa mais feliz ainda é que 90% dos missionários são lideranças jovens em seus grupos de oração”.


Caravana Missionária
O projeto Caravana Missionária surgiu no coração do Ministério Jovem no final do ano passado após alguns jovens voltarem da Missão Europa, realizada no norte da Espanha antes da Jornada Mundial da Juventude.

O projeto consiste em três atividades. Duas caminham paralelas, a visita às casas e a formação da juventude que já participa do Grupo de Oração na comunidade visitada. O objetivo disso é trabalhar a evangelização das pessoas que residem no entorno dos lugares onde acontecem os Grupos, além de preparar os membros desses mesmos Grupos para fazer o pastoreio daqueles que chegarem. O terceiro momento é o Incendeia, que é o grande louvor jovem, realizado ao final do dia.

A metodologia usada na evangelização é a mesma já usada em projetos como o Jesus no Litoral e o Ruah, com pequenas adaptações à realidade local. A formação das lideranças é baseada no livro "Sentinelas da Manhã: um novo tempo para a juventude", da Editora RCCBRASIL,  que trabalha a formação espiritual e humana dos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!