sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém

Nada melhor que essa frase da primeira Carta de São Paulo ao Corintios (6, 12) para falar de Carnaval. Essa festa tão antiga, que existe desde antes de Cristo, mas que no Brasil chegou há pouco menos de três séculos como uma brincadeira inocente de rua e que com o passar do tempo foi descambando para o lado do nudismo, erotismo e tantas outras imoralidades que tem destruído muitos filhos e filhas de Deus, principalmente os jovens.

Achei muito propício poder falar desse assunto, do qual provei várias versões. Antes de experimentar a Deus, eu vivi o carnaval do “mundão”. Eram bailes de carnaval, que traziam animação e euforia por uma noite, mas no outro dia vinha o vazio das escolhas erradas. Bem diferentes daqueles dias de carnaval em Deus que vivi pela primeira vez há 11 anos, nos quais fiz um retiro que mudou totalmente a concepção que eu tinha de “festa”.

Marcou-me para sempre ver todos aqueles jovens e adultos pulando, alegrando-se, festejando cinco dias a fio sem encher a cara nem se drogar. O que os embalava era muita música de Deus e uma alegria verdadeira, espontânea, que o só o Espírito Santo pode dar. E desde então, meus carnavais tem sido todos na presença de Deus, e que diferença dez e faz em minha vida.

Quando a Palavra de Deus nos diz que tudo é permitido, mas nem tudo convém, quer nos lembrar que podemos fazer escolhas, somos livres e não podemos nos deixar aprisionar. Podemos escolher viver um Carnaval diferente, festejando esses dias na presença de Deus, como dias de muita alegria, já nos preparando para um tempo de maior recolhimento que é a quaresma.

Hoje, graças a Deus existem retiros e acampamentos de Carnaval em muitas paróquias e comunidades pelo Brasil afora, e eu o desafio a viver essa maravilhosa experiência de uma carnaval com Deus. Você será surpreendido pelo amor de Deus e a alegria que vai contagiar teu coração. Esperamos você!

Andréa Taisa de Moura Camargos
Comunidade Canção Nova
blog.cancaonova.com/bemdahora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!