terça-feira, 10 de agosto de 2010

Clero diocesano se faz presente na 4ª noite do novenário

A 4ª noite do novenário da Festa de Nossa Senhora da Guia contou com a presença de diversos padres da diocese.

Além do Mons. Raimundo e do Padre Flavinho, fizeram-se presentes na celebração: Padre Alcivan Tadeu, da cidade de Parelhas, que presidiu a novena; Padre Fabiano Maurício, Pároco de São José do Seridó, pregador da noite; Mons. Edson Medeiros, Vigário Geral da Diocese de Caicó; e o Padre João Paulo, administrador paroquial da Paróquia de São José em Carnaúba dos Dantas.

Em sua pregação, que teve o tema “A mensagem do Populorum Progressio”, primeiro capítulo da Carta Encíclica da Carta Encíclica. Veja a transcrição de alguns trechos ou ouça na íntegra.

padre-fabiano“Vivemos num tempo difícil, onde a Igreja é frequentemente acusada de ser contrária ao progresso da humanidade.”  O padre se referia à repercussão da mídia à posição da Igreja sobre temas como: retirada de crucifixos de repartições públicas, pesquisa com células-tronco, aborto, união cívil de pessoas do mesmo sexo e outros temas que supostamente visam o desenvolvimento humano.

“O progresso humano só pode existir se for destinado ao homem todo e a todo homem, se não é desenvolvimento de todo homem e de todo o homem não é verdadeiro desenvolvimento”

“Podemos ser pessoas religiosas, que rezam muitos terços ou não perdem uma novena de Nossa Senhora da Guia, mas se tratamos mal os nossos empregados, não somos bons cidadãos. Não estamos promovendo a justiça social, de quê adianta então a nossa religião? É somente da boca para fora? A Deus não agrada esse culto vazio de ação. Ou ainda podíamos ser o outro extremo achar que não é preciso rezar, basta fazer caridade, mas não acreditar em Deus, uma ‘religião’ voltada somente esse mundo”

“Se não podemos fazer tudo, façamos ao menos aquilo que podemos. E assim a humanidade poderá alcançar este progresso e este desenvolvimento tão desejado por cada um de nós. Não sejamos enganados por essa falsa ideologia, aproveitemos estes dias da Festa de Nossa Senhora da Guia para ouvir o que a Igreja tem a nos dizer sobre o Desenvolvimento humano integral na caridade e na verdade.”

Clique no player abaixo para ouvir a pregação na íntegra. Desative a rádio na lateral superior direita primeiro.

 

Dando prosseguimento à celebração houve a Benção do Santíssimo Sacramento. Após a novena, patrocinada pelas associações rurais, houve uma belíssima queima de fogos e girândolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!