sábado, 8 de outubro de 2011

Papo de Domingo: "VINDE PARA A FESTA" (Mt 22,4c)

Amigos! Não é incomum encontrarmos pessoas que consideram a fé cristã como um grande fardo, como se aceitar o Cristo e seu Reino fosse um encargo pesado e difícil, doloroso e entristecedor... Na verdade, muitos assim entendem, especialmente as pessoas que estão fora de nossos grupos e comunidades. Os jovens de hoje (os que estão fora dos grupos) tendem a conceber a Igreja como sendo um espaço somente para idosos, sem movimento, sem alegria, tolhedora da alegria da vida.

Mas isto não é verdade! Jesus vem hoje nos ensinar que ser cristão é participar de uma grande festa! A maior de todas! Um grande banquete! E o melhor: todos são convidados: bons e maus! Vamos?

O que é um banquete?

Amigo Sentinela da Manhã! Você certamente sabe que há uma grande diferença entre o simples ato de “comer” e o fato de se “dar um banquete”. E a diferença não está na quantidade e na qualidade dos alimentos, mas no significado do ato! Posso ter em minha geladeira os alimentos mais finos e requintados do mundo! E eu, como bom gordinho, adoro assaltar geladeiras assim!!! Mas se eu assalto essa geladeira de noite, estou pensando somente no meu estômago... Vou simplesmente “comer”. E nesta ação, o único objetivo é matar a fome, o que não deixa de ser importante... Mas o alimento, além de ser necessário para nossa subsistência, pode assumir um significado maior. Pode se tornar “banquete”.

Num banquete eu reúno as pessoas queridas para celebrar um momento importante em minha vida. Não estamos ali apenas para “comer”, mas para que, ao partilharmos os alimentos, partilhemos a vida! Há uma diferença infinitamente grande entre roubar um pedaço de bolo na geladeira e receber um pedaço de bolo numa festa de casamento!

O que dá significado ao banquete é o que se está comemorando! Conforme a circunstância aumenta de importância, mais importante se faz a presença das pessoas queridas nesta ocasião. Uma coisa é celebrar com os amigos o sucesso em uma prova na faculdade, outra coisa bem diferente é celebrar a formatura no final do curso... Até roupa bonita a gente coloca!

E se a ocasião é importante, mais importante ainda se faz a presença das pessoas queridas. Em nossas mais diferentes comemorações, queremos ver as pessoas que mais amamos – nossos amigos e familiares! Por isso, faltar em uma festa de casamento ou uma formatura pra ficar em casa sem fazer nada é sinal de desprezo àquele que convidou. É a prova de que o convidado não considera importante a pessoa que está comemorando algo. É uma desfeita... E dói...

Deus preparou um banquete!

No Evangelho deste Domingo, Jesus compara a história da Salvação com a organização de uma grande festa de casamento do filho do Rei. E um casamento de um príncipe real é o momento mais importante da vida de uma monarquia. A gente até vê na TV! Quando um príncipe casa, uma nova família real surge, e os destinos de uma nação são traçados. É um momento ímpar, de grande significado pessoal, familiar, social e político. Nenhum convidado pode faltar a não ser por motivo realmente grave. Não poderia haver compromisso mais importante... É realmente uma grande festa!

Esta festa de casamento acontece com Jesus. Ele é o MATRIMÔNIO, pois em si une perfeitamente a humanidade à divindade. Nele toda nossa vida, nossas aflições, nossas alegrias estão intimamente unidas a Deus. Nele não há mais separação entre a humanidade e seu criador, pois “formam uma só carne”. E desta união perfeita nasce a Igreja! Todos os que aceitam Jesus e sua mensagem estão nele e com ele unidos definitivamente a Deus. Formam um só corpo com Ele, a cabeça. Ou seja, “formam uma só carne”.

Este é o maior dos maiores motivos para celebrar! É infinitamente mais importante do que um casamento real! Não há nada mais importante na história da humanidade! É uma festa sem fim! A Festa do Reino de Deus! A festa da Salvação! A verdadeira Festa da Vida em Plenitude.

Os convidados disseram não... Os estranhos disseram sim...

Evidentemente, os primeiros convidados a celebrar esta grande festa de casamento foram os judeus. É aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo que Jesus dirige a parábola! Jesus veio convidá-los em primeiro lugar! Veio “para as ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mt 15,24). Mas um número considerável destes não aceitaram a festa! Rejeitaram o convite... Fizeram desfeita! Rejeitaram os profetas... Rejeitaram Jesus...

Mas Deus não ficou sozinho... Ele deseja festejar seu Filho! Então buscou os outros! Os de fora da cidade, os que estavam nas ruas, fora da salvação na Antiga Aliança! Deus convidou todos os povos! Todos nós: “bons e maus”! E assim nasceu a grande festa que se chama Igreja! A sua única razão de existência é celebrar o grande evento “Jesus Cristo”, convidando mais e mais pessoas para fazer parte desta grande comemoração com ricas iguarias, de congraçamento e de comunhão sempre maiores.

O mundo precisa saber disto, especialmente os jovens – que gostam muito de festas! Eles precisam experimentar a vida e a alegria de fazer parte deste grupo de amigos que acolhe a todos. Ser cristão não é um fardo. É, ao contrário, uma celebração alegre de uma vida realmente boa, plena de sentido. Ser cristão é participar de uma festa sem fim.

Cuidado!!! Posso estar dentro com o coração fora...

Festejar não significa descomprometer-se. A Festa do Reino de Deus exige coração aberto! E é por isso que Jesus encerra a parábola de hoje com o misterioso relato do convidado sem veste nupcial. Ele não se preparou devidamente para as bodas... Não dá pra relaxar a beca num casamento, não é verdade? É tão “desfeita” quanto ficar em casa...

O final da parábola nos alerta a todos nós, os convidados que aceitaram participar do banquete: Deus faz festa e convida a todos, mas é preciso empenho pessoal em se fazer o mais possível parecido com o noivo Jesus! É preciso viver o amor e a justiça para podermos permanecer para sempre nesta festa de casamento que começa aqui, mas terá sua plena realização no céu!

O banquete acontece agora!

Jesus, que era chamado de “glutão e beberrão” instituiu o seu memorial ao redor de uma mesa, num banquete entre amigos. Isso é simplesmente LINDO. Ele elevou à categoria de sacramento a nossa fraternidade. Numa mesa de amigos, Jesus torna o Céu presente na terra. Isso é simplesmente DEMAIS! Cada Eucaristia celebra esta grande amizade humana! Celebra o banquete de casamento de Jesus que acontece hoje! Nela, ao comungarmos, formamos “uma só carne” com Jesus! Não há mais o que dizer a não ser “Felizes os convidados para o Banquete Nupcial do Cordeiro” (Ap 19,9). Alegremo-nos e tomemos parte desta mesa de vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!