sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O que são os Livros Apócrifos?

São os livros que os cristãos dos primeiros séculos consideram suspeitos de heresia ou fantasias e que não podiam ser lidos em público na Liturgia e não foram colocados na Bíblia.

As dúvidas sobre os livros apócrifos foram até o ano 393, quando o Concílio regional de Hipona definiu o catálogo da Bíblia como ele é hoje na Igreja Católica, com 73 livros; confirmados pelo Concílio de Cartago III (397), Cartago IV (419), Trulos (692), Florença (1442), Trento (1546) e Vaticano I (1870).

Há certo valor histórico neles. Encontramos neles, por exemplo, os nomes dos pais de Nossa Senhora, Joaquim e Ana, a Apresentação de Maria no Templo, os nomes dos três magos (Gaspar, Belquior, Baltasar); os nomes dos dois ladrões crucificados com Jesus: Dimas e Gesta; o nome do soldado que abriu o lado de Jesus: Longino (=Lança); a história de Verônica. A arte cristã baseou-se muito nos apócrifos. Vejamos alguns deles:

Referentes ao Antigo Testamento: Jubileus, A vida de Adão e Eva, I Henoque, 2 Henoque, Apocalipse de Abraão, Testamento de Abraão, Testamento de Issac, Testamento de Jacó, Escada de Jacó, José e Asenet, Testamento dos Doze Patriarcas, Assunção de Moisés, Testamento de Jó, Salmos de Salomão, Apocalipse de Elias, Ascenção de Isaías, Paralipômenos de Jeremias, Apocalipse Siríaco de Baruc, Apocalipse de Sofonias, Apocalipse de Esdras, Apocalipse de Sofonia, Apocalipse de Sedrac, 3 Esdras, 4 Esdras, 3 Macabeus, 4Macabeus, Salmos 151-155, Vida dos Profetas.

Referentes aos Evangelhos: Evangelho segundo os Hebreus (gnóstico) - fim do séc I; Proto - Evangelho de Tiago (História do nascimento de Maria); Evangelho do Pseudo Tomé; Evangelho de Pedro - meados do séc II; Evangelho de Nicodemos; Evangelhos dos Ebionitas ou dos Doze Apóstolos - meados do séc II; Evangelho segundo os Egípcios - meados do séc II; Evangelho de André - séc. II/III; Evangelho de Filipe séc. II/III; Evangelho de Bartolomeu, séc. II/III; Evangelho de Barnabé - séc. II/III.

Referente aos atos: Atos de Pedro; Atos de Paulo; Atos de André; Atos de João; Atos de Tomé; Atos de Felipe; Atos de Tadeu.

Sobre outros os assuntos: O drama de Pilatos; A morte e Assunção de Maria; A Paixão de Jesus; Descida de Jesus aos Infernos; Declaração de José de Arimatéia; História de José, o carpinteiro.

Epístolas:Epístolas de Barnabé; Terceira Epístola aos Coríntios, séc. II dC; Epístola aos Laodicenses , fim do séc.II dC; Carta dos Apóstolos  - 180 dC; Correspondência entre Sêneca e São Paulo - séc. IV dC.

Apocalipse: Apocalipse de Pedro, meados do Séc. II; Apocalipse de Paulo - 380 dC; Sibila Cristã - século III.

Através da sua Tradição, a Igreja Católica nos deu a Bíblia como a temos hoje.

por Professor Felipe Aquino
para Revista Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!