quarta-feira, 28 de março de 2012

Juventude paroquial realizará Via Sacra nesta sexta (30)

Dentro das atividades e celebrações em preparação para a vivência da Semana Santa, a Paróquia de Nossa Senhora da Guia, promove na próxima sexta (30),a partir das 19h, a Via Sacra da Juventude.

A via-sacra já é tradicional na paróquia, e tem sido realizada todas às quartas e sextas, na Matriz. O que difere esta via-sacra das demais, é que nesta sexta a meditação das estações ocorrerá pelas ruas da cidade, a começar da Capela de Santa Rita, no bairro Petrópolis, indo até à Igreja Matriz.

Como nos lembra o vigário paroquial, Pe. Costa, “embora tenha o nome de ‘Via-Sacra da Juventude’, esta celebração é destinada a toda a comunidade paroquial, os jovens são apenas os organizadores”.

 

Conheça a Via Sacra

Viasacra6.jpgRealizada normalmente durante a Semana Santa e nas sextas-feiras do período da Quaresma, a via-sacra é um ato litúrgico celebrado pela Igreja Católica para relembrar a paixão e morte de Jesus Cristo. Durante a cerimônia, enquanto o sacerdote lê trechos dos Evangelhos, os católicos meditam diante de uma série de quadros que representam as principais cenas da saga de Jesus.

Esta maneira de meditar teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém. Em suas pátrias, compartilharam esta devoção à Paixão. O número de 14 estações fixou-se no século XVI.

Existem variações para a realização do ritual. Em algumas paróquias, em vez de os fiéis contemplarem imagens, eles assistem a encenações, como num teatro, que dão vida aos eventos. Seja como for, o objetivo é um só: valorizar as ações de Cristo e reconhecer a presença de Deus mesmo na dor e no sofrimento.

Esses quadros - ou estações, como são chamados - contam a trajetória de Jesus desde o momento de Sua condenação até Seu sepulcro. Aparecem em sequência: a condenação, Jesus carregando a cruz, o encontro com Maria, a ajuda que recebeu de Simão Cirineu, as três vezes em que caiu, o consolo às mulheres de Israel, a ocasião em que Verônica enxugou seu rosto, o momento em que foi despido, sua crucificação, morte, a descida da cruz e, por fim, seu sepultamento.

FONTE: http://wiki.cancaonova.com/index.php/Via-sacra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!