quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Missão Alagoas: Maceió espera pelos missionários do Ministério Jovem

O Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica do Brasil se prepara para enviar um grupo de 140 missionários para a cidade de Maceió em outubro, mês das missões. Entre os dias 8 e 14 estes jovens desenvolverão atividades de evangelização e promoção humana na capital alagoana a partir dos seus 70 Grupos de Oração. A escolha se deu pela necessidade de implantação de um trabalho permanente com a juventude e sua difícil realidade social.

Maceió, capital do Estado de Alagoas com uma população de 936.608 habitantes num território de 503 km2, apresenta diversificados pontos turísticos que expressam a beleza da cidade: as praias (que somadas ao clima quente e úmido atraem a população), um rico artesanato e a grandeza de sua história escondida nas paredes das construções antigas, como o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, a Igreja de Nossa Senhora do Livramento, a catedral, entre outras.

A economia do município concentra-se na monocultura da cana-de-açúcar ocupando maior parte do território rural. Algumas culturas de pomar como o cajueiro, a mangueira e a jaqueira, também contribuem no fator econômico, não podendo esquecer claro dos coqueirais. No setor secundário o município conta com 1.280 indústrias, sendo no Estado o centro industrial nos setores químico, alimentício, metalúrgico e de plásticos, tendo pouca influência na economia nacional. O setor terciário é o que cresce a cada dia com a abertura de diversos estabelecimentos comerciais ajudando na renda de muitas famílias.

Infelizmente a beleza da cidade vem sendo ofuscada pela realidade social gritante, pois além de ser capital de um Estado que lidera no índice de pobreza com 38,8 % da população sobrevivendo na classe “E”, também carrega 47% da população de crianças e adolescentes envolvidas com drogas, refletindo claro no índice de homicídio de jovens, 251,4 para cada 100 mil habitantes, liderando entre as 100 cidades com a maior taxa de mortalidade juvenil no país.

Diante de toda esta realidade, o projeto Missão Alagoas representa para toda a juventude alagoana o olhar de Deus que pede para enxergar pelos olhos dos jovens que darão suas vidas pela transformação de outros jovens. Assim como um exército de sentinelas que se levanta em ordem de batalha para levar a luz aos que vivem nas trevas, a juventude carismática de Alagoas continua a lançar as redes nas águas mais profundas num período de reconstrução em que todo movimento da Renovação Carismática Católica no Brasil (RCC), especialmente os jovens são convidados a rezarem por esta semana de Missão de 07 à 16 de Outubro, unidos a toda Santa Igreja que lembra ao seu povo neste mês de voltar o seu olhar para os menos favorecidos.

A RCC da diocese de Caicó participará da Missão Alagoas com o envio de dois missionários, Gerson e Andrezza, da cidade de Jucurutu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!