segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Jovem + RCC: Uma grande explosão de Pentecostes na Juventude

ogaaapp8wyeym7q6kb8kyhas67tnuxbiwryq2kvxuslnjczl6ylvfxgxjbm1wkvxrs_hyapfrhdiq6qj6feqvtvg5ekam1t1ukpyago3baeyyhlm7ol-gcycuhtpA Renovação Carismática Católica nasceu para a Igreja através da oração de alguns jovens que traziam em seu coração o desejo de ter uma experiência mais profunda da presença de Deus em suas vidas. Sentiram  naquele retiro em Duquesne um nova unção do Espírito Santo, um novo Pentecostes.

Desde então a formula Juventude + Batismo no Espírito Santo tem sido uma grande manifestação “explosiva” do poder de Deus. Quantos lugares onde a RCC chegou e se consolidou como uma forte expressão da Igreja não foi por impulso de jovens ousados e cheios do ardor missionário de Pentecostes.

Jovens que ao virem se cumprir uma outra vez em sua vida o que já dissera o profeta Joel “ Depois disso, acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões” (joel 3,1), sairam e testemunharam a Efusão do Espírito Santo como um acontecimento para revigorar sua vida cristã.

Assim, sem equívocos, podemos dizer que a juventude está para a RCC quanto a própria RCC está para a Igreja. O jovem sem dúvida alguma é uma das grandes forças de nosso movimento. Sua presença em nossos Grupos de Oração e comunidades têm chamado a atenção para a necessidade de um olhar reconhecedor e acolhedor em nosso meio. Um jovem batizado no Espírito Santo não é apenas mais um que viveu em si um novo Pentecostes, mas é um propenso discípulo e missionário da Cultura de Pentecostes.

Para que o jovem possa ainda mais estabelecer em sua caminhada na RCC uma postura de discipulado e abra-se ao compromisso de anunciar em meio a outros jovens o Evangelho de Jesus, surgiu em sua estrutura o Ministério Jovem, resultado da combinação Jovem + RCC. Essa combinação tem promovido em vários lugares do pais uma “ grande explosão ”.

Um exemplo disso é Jesus no Litoral que a anos tem mobilizado jovens do Paraná nas praias do Estado onde o “corpo-a-corpo” da evangelização acontece e o querigma é anunciado por jovens aos banhistas. O projeto nascido no meio do Ministério Jovem do Paraná hoje expandiu-se por outras regiões do pais como as praias do Tocantins, do Interior do Pará e no Ceará, as vezes com outros nomes, mas com a mesma metodologia e com frutos semelhantes. Podemos citar ainda as famosas “ Cristotescas ou Baladas Santas” que reune jovens para que possam se divertir em ambientes fraternos e sob a alegria gerada pela presença do Espírito Santo em seus corações.

No norte do Brasil, no meio da floresta Amazônica, destaca-se o “Vai ou Racha”, um acampamento que reune jovens de vários lugares do interior do Estado do Amazonas, alguns que atravessam horas e dias de barco para participar do acampamento na capital manauara. A formação tem um espaço muito importante dentro do Ministério, sua missão também é de formar a juventude proporcionando um solido direcionamento quanto seu estado de vida para o exercício de sua afetividade e sexualidade nos moldes do plano de Deus.

Um exemplo disso é o Seminário de Afetividade e Sexualidade – SAS que tem proporcionado a muitos jovens em Goiânia uma forte experiência de Deus nestas áreas importantes de suas vidas , assim como a Formação Integral de Jovens em Minas Gerais que respondendo aos direccionamentos da CNBB através do Documento n° 85 sobre a Evangelização da Juventude a que os diversos organismos que se dedicam neste serviço possam proporcionar uma formação que alcance todas as áreas da estrutura juvenil e sua relação com Deus, consigo mesmo, com os outros, com a Igreja e a Sociedade.

Muitas são as iniciativas de evangelização da juventude promovidas pelo Ministério Jovem da RCC por este Brasil a fora. Sua articulação nacional cada vez mais vem crescendo fundamentado no tripé de nosso movimento: Unidade, Identidade e Missão. Um sinal disso são os Encontros Estaduais de Jovens ou Congressos Estaduais do Ministério Jovem que já acontecem por todo país.

Neles a juventude carismática é animada a viver mais intensamente o carisma que a ela foi dado de ser uma presença ungida e profética na Igreja, na RCC e o mundo. Reunir a juventude, proporciona-lhe uma forte experiência carismática e enviar-lhes em missão em seus Grupos de Oração e Ministérios. Essa é a metodologia do Ministério Jovem.

Mas um novo tempo Senhor já reserva a juventude carismática do Brasil e isso é uma promessa que Ele vem realizando aos lideres do MJ de todo Brasil. Um passo importantíssimo foi dado com o projeto nacional Aqui Tem Jovem que visa estruturar o Ministério em todo país, articulando suas atividades e formar aqueles que estão a sua frente, seus frutos já são vistos em nosso meio, principalmente nos Grupos de Oração.

Deus nos faz ver alem, e por isso ele está chamando a juventude carismática do Brasil a ser Sentinela da Manhã ”, este passo será certamente dado com o XIV Encontro nacional de Jovens que reunirá jovens de varias regiões do país, juntando sua liderança para inaugurar este novo tempo, pois é assim que o próprio Senhor nos fala: “ Eis que faço nova todas as coisas!” (Ap 4.5b). Certamente este encontro será uma grande explosão de Pentecostes na juventude do Brasil. Consequência da soma Juventude+RCC cujo resultado é Ministério Jovem e cujo a maior expressão é o ENJ.

Não tardemos juventude, pois o amanhã se aproxima e Sol já vai raiar.

Jesus é o Sol, a Estrela da manhã. O amanhã é o novo tempo que se aproxima e os Sentinelas que a tempo esperam verão o Sol brilhar sobre a escuridão!

Jefferson Souza

Coordenador do Ministério Jovem da RCC Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!