Segundo artigo da série “Os nove frutos do Espirito Santo, como fonte interior que brota vida em nós”.
Hoje vamos falar do primeiro fruto do Espirito Santo. São Paulo em sua carta aos Gálatas descreve 9 frutos do Espirito Santo, e afirma ser possível experimenta-los apenas por obra do Espirito Santo. Gal 5,22
O AMOR é o primeiro fruto que aparece na lista de São Paulo, mas, não porque há uma hierarquia dos frutos, mas que providencialmente o amor aparece no topo da lista porque de fato, sem o amor todos os outros frutos deixariam de existir.
São Paulo em sua primeira carta aos Corintios afirma; “que sem amor, nada sou, nada lucro, mesmo que eu tenha praticado o maior ato de caridade” I Cor 13, sem amor o próprio ato se esvazia.
João declara “que quem não ama não descobriu a Deus, porque Deus é o próprio amor”. I Joa 4,8 Então é justo começarmos a falar dos frutos do Espirito Santo a partir do amor.
Olhando para Maria conseguimos perceber melhor este fruto. Ela é a mãe do amor, não porque ela muito amou simplesmente, mas, principalmente, por ela ter gerado em si o próprio amor que é Jesus, pois Deus é amor, o amor pelo qual Maria amou é fruto do amor pelo qual ela gerou em seu ventre. Maria aprendeu a amar com Jesus e como Jesus. A escola de Maria se deu na essência, ou seja, ela aprendeu direto da fonte onde brota o amor. Então João tem razão em dizer “que quem não ama não conheceu a Deus”, pois só em Deus é possível amar.
Neste sentido Maria é para nós a mãe do amor, ela não é a fonte, pois somente Deus é a fonte de todo amor, mas Maria é o canal por onde este amor passa. E aqui eu não estou falando de qualquer amor simplesmente, nem do amor que o mundo prega, mas sim, do amor eterno e verdadeiro que brota do coração de Deus.
O amor sobre tudo é um DOM como é também o maior mandamento da lei de Deus. Tudo começa e se finda no amor de Deus, no amor Ágape que em grego significa DOAÇÃO. Amar é doar-se ao outro, é deixar Deus ser em mim para o outro.
Este fruto que é transmitido através do Espirito Santo é que vai construir a nossa identidade espiritual, o nosso SER de Deus, filhos do amor de Deus. E se somos filhos, é sinal que temos uma mãe. A fonte é sempre Deus, o canal por onde este amor chega até nós é através do Espirito Santo. Maria é a parte prática desta ação, por meio do testemunho dela, visualizamos segundo a nossa capacidade de entendimento numa dimensão catequética e formativa, como produzir este fruto em nossa vida.
Quero pedir hoje, que Nossa Senhora a mãe do amor, nos ajude a conjugar o verbo amar em todas as nossas ações, e se assim procedermos seguindo o exemplo de Maria, é certo que isto fará a diferença no ambiente em que vivemos, tornando-nos pessoas capazes de transformar o mundo a partir de nós e dos que estão ao nosso redor através do amor.
Deus abençoe você!
Com carinho Marcelo Pereira
FONTE: Fátima Hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva sua mensagem aqui!!!