quarta-feira, 11 de junho de 2014

Na correria, um tempo para Deus



O que direi não é novidade. Atualmente, a vida é muito corrida para nós jovens. Acordamos “no susto”, tomamos o café da manhã apressadamente e nos vestimos para os afazeres. Trabalhamos intensamente durante o dia; no momento dos estudos, a preguiça bate à porta ou o cansaço já tomou conta de nós. No fim de semana, para os alunos dedicados, geralmente boa parte do tempo é destinado aos livros. Qual rapaz ou moça não se vê em algumas dessas situações ou até em outras parecidas?
A juventude encontra-se afogada em atividades. Aqueles que buscam Deus de todas as formas, que lutam incansavelmente para vencer o pecado, com certeza já se perguntaram: “Como posso melhorar meu relacionamento com o Senhor? Quero subir degraus de santidade!”.
Para os determinados, apresento propostas que são caminhos para explorarmos e vermos quais são os mais adequados para os variados contextos. A princípio, pode-se partir do excesso. Em muitas oportunidades, parar para observar coisas descartáveis ou irrelevantes. Um exemplo é a internet. Esta geração está conectada, viciada na web de modo geral. Analise seu caso: “Estou utilizando meu tempo útil para algo sem objetivo?”. Isso também pode ser contextualizado em outros casos como a TV, a leitura e outros lazeres. É preciso deixar claro que nem tudo na internet é ruim, por isso é preciso ser consciente nas decisões. Como São Paulo diz: “Nem tudo me convém”.
A partir disso, verifique: “Qual é meu tempo disponível?”. Podem ser viagens de ônibus, de trem, intervalos durante ou após o trabalho e os estudos, antes do jantar… Enfim, qual é o seu momento oportuno? Há três contextos principais: mau uso do tempo, tempo disponível e tempo ocioso. Logicamente, as situações se estendem, tomando diversas formas.
Diante disso, como trabalhar em prol da amizade com Deus? Ore, peça ao Senhor uma luz, apresente a Ele seu interesse. Aos poucos, eles serão descobertos, e aqueles minutos que você dispõe serão bem utilizados para a oração do terço mariano ou da providência, para uma conversa franca com Deus ou, quem sabe, destinados à leitura da Palavra.
Apresentando tudo isso ao Senhor, grifo outra ideia: não se cobre tanto. Deus se contenta, cada vez mais, com seu esforço diário. Apesar disso, não se acomode.
Com certeza, muitas conquistas e forças virão dessa garra e, gradativamente, o seu tempo e as coisas terão um jugo mais suave. “Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas” (Mt 11, 29).

Aguente firme e vá adiante!
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!