domingo, 13 de maio de 2012

Homenagem do Bispo Diocesano às mães

HOMENAGEM ÀS MÃES

No mês de maio a Igreja homenageia Maria, a Mãe Santíssima de Jesus. Esta homenagem é mais do que justa. A ela devemos a Encarnação do Verbo Divino e a nossa Salvação. Dela aprendemos tudo sobre a nossa relação com Deus. Ela nos ensina a sermos acolhedores da Palavra Divina, a dizermos SIM aos chamados do Senhor e a estarmos sempre na sua presença.

O povo celebra de modo simples, mas eficaz o mês de maio, rezando o terço e ouvindo a Palavra de Deus. O povo sabe prestar a Nossa Senhora o culto filial, devoto e cheio de gratidão. A tradição popular da Igreja Católica leva os fiéis a vivenciar durante todo o mês de maio a espiritualidade mariana. Esta é uma riqueza impar. Somos os beneficiados com as graças que chegam até nós pelo coração materno de Maria. Aliás, ela é a nossa intercessora maior. Ela é a mãe que apresenta ao Filho Divino as preces sofridas e urgentes dos filhos humanos. Ela é a única que ocupa este lugar sagrado de ser ao mesmo tempo mãe do Filho de Deus e mãe de todos os irmãos de Jesus. Foi o próprio Jesus que deu Maria como mãe aos seus discípulos: “Eis aí tua mãe”. E deu a Maria os discípulos como filhos: “Eis aí teu filho”. Isto aconteceu no momento sublime da redenção quando Ele se encontrava na cruz, e Maria e João estavam ao pé da cruz com o coração traspassado diante do crucificado.

Além da nossa homenagem a Maria, homenageamos todas as mães. Todas merecem a nossa oração de gratidão pela vida gerada, pela educação dada, pela fé transmitida, pelo amor partilhado, pelas preocupações vividas, pelos sonhos concretizados, pelos filhos concebidos.

A você mamãe, o reconhecimento, os aplausos, a eterna gratidão, os sentimentos mais puros e mais profundos, que não cabem nas palavras, nem nas formulações verbais que conseguimos arranjar.

Às mães falecidas, as apresentamos confiantes a Jesus pela intercessão de Maria, certos de que elas que amaram tanto, sofreram tanto, confiaram tanto, só podem merecer o repouso eterno, a felicidade prometida aos que acreditam na vitória do bem sobre o mal, na vitória do Cristo Filho de Deus.

Às mães que se encontram ao lado dos filhos, de pé, os nossos aplausos. Deus as recompense pelo amor, pela vida, pela paciência, pela ternura, pela coragem de abrir-se ao novo e à alegria que o novo aporta.

Para você, Mãe Querida, a nossa eterna prece: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém!”

Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap.

Bispo Diocesano de Caicó

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!