quarta-feira, 9 de maio de 2012

Como ser um missionário?

ir_luiz_fernandoMuitas pessoas podem pensar que ser missionário é apenas aqueles que deixam seu país de origem, sua terra natal para realizar tal missão em outra realidade. Embora não deixe de ser, mas ser missionário vai muito além dos conceitos que conhecemos.

No cristianismo os missionários e as missionárias têm um significado importante. Os apóstolos foram os primeiros missionários cristãos. Portanto, todo cristão é chamado a ser missionário. Muitos são chamados a uma vocação particular á serviço da Igreja, como é o caso do sacerdote, os consagrados na congregações religiosas, como também nas Novas Comunidades e Movimentos Eclesiais.

Talvez você não foi chamado a se consagrar a uma comunidade, mas é chamado a ser missionário na realidade em que se encontra: na faculdade, na família, no trabalho. Onde há pessoas, ai existe uma oportunidade de exercer nosso ser missionário.

Quantos jovens podem testemunhar seu belo trabalho com outros jovens nas paroquias, nos GOU ( Grupo de Oração Universitário ). O missionário é chamado antes e acima de tudo anunciar o Evangelho a parti de sua experiência com o ressuscitado.

Na Canção Nova aprendemos que ninguém dá aquilo que não se tem. Se desejamos levar Deus para as pessoas, é preciso em primeiro lugar estarmos com Deus. Por menor que seja meu trabalho ele faz parte da nossa missão.

A Igreja anseia por cristãos que sejam discípulos e missionários, como propõe o Documento de Aparecida. Homens e mulheres capazes de testemunharem com a própria vida, a novidade do Evangelho.

Bento XVI na oração do Angelus do último domingo, 29 de abril pediu toda a Igreja que orem para que todos os jovens sejam atentos à voz de Deus que interiormente fala em seus corações e os chamam a desligar-se de tudo e servir Ele.

Estamos distraídos com tantas coisas, às vezes vozes mais superficiais; e depois temos medo de escutar a voz do Senhor, porque pensamos que pode tirar nossa liberdade.”

Para escutar o Senhor faz-se necessário ser intimo da palavra de Deus, buscá-lo na eucaristia. A mensagem de Deus é indispensável para a nossa vida, para nos realizar como pessoa e para termos paz, alegria, felicidade e para sermos mais gente e assim descobrir nosso ser missionário.

Que a partir desta leitura você possa silenciar e procurar ouvir o Senhor que te chama. Diante desta reflexão e com os questionamentos que traz no seu coração em relação a sua vocação na Igreja, eu lhe proponho a fazer um caminho de discernimento vocacional.

por Revolução Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!