sexta-feira, 1 de julho de 2011

A RCC e o Setor Juventude

Na CNBB, em âmbito nacional, o Setor Juventude é o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a Evangelização da Juventude, respeitando o protagonismo  juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns (CNBB, Doc.85, n. 193) à luz do documento 85 Evangelização da Juventude, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Documento de Aparecida.

Há um Bispo e dois assessores responsáveis pelo Setor que, contando com a colaboração de uma equipe colegiada de assessores, respondem pela evangelização da juventude.

O Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica participa desta comissão colegiada de assessores através de membros do Núcleo Nacional especialmente designados para colaborar com o Setor.

Há cerca de dois anos, desempenham essa função, Janaina da Silva César, coordenadora do grupo de assessores  do Ministério Jovem para a CNBB e articuladora da região centro-oeste, Andréia Silva , articuladora da Missão Europa e Jornada Mundial da Juventude, e Padre Alexssander Cordeiro, assistente espiritual do Ministério Jovem da RCC Brasil.

Na realidade diocesana, o Setor Juventude é um espaço de comunhão e participação para unir e articular todos os seguimentos juvenis diocesanos num trabalho conjunto. A missão do Setor, nesse sentido, é favorecer a integração e o diálogo, além de propor algumas diretrizes comuns para a evangelização, considerando as necessidades de cada realidade diocesana e as especificidades de cada seguimento juvenil (cf. CNBB, Doc. 85, n. 195).

Fazem parte do Setor as experiências de evangelização juvenil existentes na Diocese: Pastorais da Juventude, Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades, Congregações Religiosas que trabalham com juventude, Catequese Crismal, Pastoral Vocacional, Pastoral da Educação, Pastoral Familiar, Pastoral do Adolescente, Pastoral Universitária e outros seguimentos eclesiais envolvidos com evangelização juvenil (cf. CNBB, Doc. 85, n.193 e anexo 5 gráfico C). Há um processo de envolvimento dessas diferentes forças que exigirá tempo, atenção, acompanhamento, planejamento, acolhida, escuta, discernimento e conversão pessoal e pastoral.  Nas Dioceses onde há Centros e Institutos de Juventude, estes também são convidados a fazer parte do Setor.

É imprescindível que o Ministério Jovem participe ativamente do Setor Juventude Diocesano para que possa contribuir no diálogo entre os diversos seguimentos, compartilhar de reflexões comuns e, ainda, assumir algumas atividades coletivamente, em especial os eventos com caráter de massa (cf. CNBB, Doc. 85, n.196).

Acreditamos que, na medida em que estas forças estiverem melhor integradas, poderemos responder com mais capacidade e resultados ao clamor por vida plena em todas as suas dimensões. Vamos ajudar a resgatar no coração de todos, a paixão pela juventude!

Texto elaborado a partir do conteúdo do livreto Setor Diocesano da Juventude. Coleção Igreja Jovem 1. CNBB.

Visite o blog do Setor Juventude de Acari: www.setorjuventudeacari.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!