segunda-feira, 20 de junho de 2011

Questões de Fé: Eucaristia

imageEsta semana a Igreja Católica de todo o mundo celebra a festa de Corpus Christi, em memória a esta data, trazemos até você um “Questões de Fé” especial sobre as dúvidas mais comuns relacionas à Eucaristia.

Por que a Igreja Católica acredita que Cristo está realmente presente na Eucaristia?

A doutrina católica da Presença Real é a crença de que Jesus Cristo é, literalmente, não simbolicamente, presente na Santa Eucaristia corpo, sangue, alma e divindade. Os católicos acreditam na presença real de Cristo na Eucaristia, pois Jesus nos diz que isso é verdade na Bíblia:

"Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. Este é o pão que desce do céu, que um homem pode comer isso e não morrer. Eu sou o pão vivo que desceu do céu: se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. Então os judeus discutiam entre si, dizendo: "Como pode este homem dar-nos a sua carne a comer? 'Então Jesus disse-lhes: "Em verdade, em verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós, aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna , e eu o ressuscitarei no último dia Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida quem come a minha carne e bebe meu sangue permanece em mim e eu nele "(João 6:48.. - 56).

Além disso, a doutrina da presença real que os católicos acreditam que hoje se acreditava pelos primeiros cristãos 2000 anos atrás!

Este milagre da presença física de Deus para nós em cada Missa é a verdadeira prova de amor de Cristo por nós e Seu desejo de cada um de nós ter um relacionamento pessoal com ele.

 

Por que não-católicos não devem comungar?

Nós católicos acreditamos na presença real de Jesus na Eucaristia, o que significa que o que parece ser pão e vinho é realmente o corpo e o sangue de Jesus, não é apenas um símbolo de seu corpo e sangue. Quando um católico recebe a Sagrada Comunhão, é uma expressão da unidade entre todos aqueles em comunhão com a Igreja Católica em todo o mundo, que mantêm a crença na presença real de Cristo eucarístico. Portanto, somente aqueles que acreditam na Presença Real de Cristo na Eucaristia podem participar neste sacramento de unidade com Cristo e sua Igreja. "... A Celebração do Sacrifício Eucarístico é totalmente voltada para a união íntima dos fiéis com Cristo através da comunhão" (CIC 1382).

Adaptado de: http://www.catholicscomehome.org/two-minute-ways.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!