quinta-feira, 7 de junho de 2012

Diz o que você escuta e eu te digo quem você é!

Você já parou para analisar a playlist das músicas mais tocadas dos últimos tempos? Meu irmão, o que é aquilo?! Tudo bem, somos jovens, somos movidos por música, mas não somos obrigados a escutar qualquer coisa só porque está na "moda". Tão pensando que nossos ouvidos são o quê?

A música tem uma força absurda! Os sons, os ritmos, as mensagens, somadas a toda carda de sensibilidade, penetram e atingem o nosso inconsciente. Não sejamos ingênuos! Toda música afeta a nossa vida, por mais simples que ela seja.

Parece que a música "encarna" em nós. "Diz o que você escuta e eu te digo quem você é!" Não tem jeito! O que escutamos está diretamente ligado àquilo que buscamos. Por isso, não tem como viver uma vida nova em Deus e continuar escutando uma música incoerente com o que acreditamos. Uma vida nova nos faz cantar uma canção nova. Não tem jeito! Se a "boca fala daquilo que o coração está cheio" (Mt 12, 34), poderíamos também dizer: a boca canta o que está no coração!

Mas como escolher que música escutar? Precisamos ser ativos diante das músicas e não somente sair escutando qualquer coisa. O que você escuta não pode ir contra o que você acredita, o que você busca. Se você luta pela castidade, como vai sair cantando por aí: "ai se eu te pego!"? Toma vergonha! Precisamos nos perguntar, "Afinal de contas, o que estou buscando com essa música? O que estou tentando preencher em mim? O que estou tentando esconder?".

Nós fomos criados para o céu. E no céu vai ter música, muita música! "Estavam diante do trono (...) e cantavam um cântico novo" (cf. Ap 14,3). Só poderemos cantar um cântico novo, se vivemos uma vida nova. Monsenhor Jonas há muito tempo nos ensina: "Somos feitos para cantar a Glória de Deus. Precisamos ensaiar desde agora. Logo, logo, o Maestro virá e não tardará!".

por Renan Félix
Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!