sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A Igreja Católica é dona de muita riqueza?

Muito se fala sobre a riqueza da Igreja, o ouro do Vaticano etc. A Igreja, incumbida por Jesus de levar a salvação a todos os homens, precisa de um “corpo material”, sem o qual não pode cumprir sua missão. O Vaticano possui cerca de 180 núncios  apostólicos espalhados pelo mundo. No ultimo Concilio, o do Vaticano II, Papa João XXIII reuniu cerca de 2.600 bispos de todas as nações, no Vaticano, durante 3 anos… Que chefe de Estado faz isso ?

Em 1870, na guerra de unificação da Itália, a Igreja perdeu seu território pontifício de 40 mil quilômetros quadrados; ficando apenas com o pequeno espaço de hoje: 0,44 Km², em 1929, pelo Tratado do Latrão. Os objetos contidos no Museu do Vaticano foram doados aos papas por cristãos e pertencem ao patrimônio da humanidade. De acordo com o Tratado de Latrao, a Igreja não pode vender ou doar qualquer bem que esteja no Museu Vaticano. Não há motivo, portanto, para se falar, maldosamente, da “riqueza do Vaticano”. Qualquer chefe de Estado, de qualquer pequeno país, tem á sua disposição, no mínimo, um avião. Nem isso, o papa tem.

Além disso, o Vaticano tem um órgão encarregado da caridade do papa, o Cor Unum. No final de cada ano, é publicada no jornal do Vaticano, oL’Osservatore Romano, a longa lista de doação que o papa faz a todas as nações do mundo, inclusive o Brasil, especialmente para vencer as flagelações da seca, fome, terremotos etc. São doações que o papa faz com o chamado “óbulo de São Pedro”, arrecadado dos fiéis católicos do mundo todo.

A  Igreja Católica, nestes dois mil anos, sempre fez e fomentou a caridade. Muitos hospitais, sanatórios, asilos, albergues etc, são e foram mantidos pela Igreja em todo o mundo. Quantos santos e santas, freiras e sacerdotes, leigos e leigas, passaram sua vida fazendo caridade… Basta lembrar aqui alguns nomes: São Vicente de Paulo, D.Bosco, São Camilo de Lellis, Madre Teresa de Calcutá… a lista é enorme! Hoje, 25% de todas as entidades que assistem os aidéticos, são da Igreja. Nenhuma instituição fez e faz tanta caridade como a Igreja. Ela é muito rica sim, espiritualmente.

Na verdade, ela é rica desde sua origem, porque seu criador é o próprio Deus; é Dele que vem toda a sua riqueza. Ela é o próprio Corpo de Cristo (I Cor 12, 27). Ela é rica também porque é a Igreja dos santos, dos mártires, dos profetas, dos apóstolos, das virgens e viúvas santas, dos padres, dos pontífices, dos confessores, e de uma multidão de fieis que, no silencio da fé, oferecem suas vidas a Deus. Essa é a verdadeira riqueza da Igreja.

Professor Felipe Aquino
para Revista Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!