domingo, 21 de agosto de 2011

Bento XVI encerra JMJ e anuncia que edição 2013 será realizada no Brasil

Rio de Janeiro é a cidade escolhida para acolher o papa e jovens do mundo inteiro

Uma grande graça para nossa nação! Na missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude de Madri, nesse domingo (21),  o papa Bento XVI confirmou que o Rio de Janeiro será a próxima cidade a receber uma edição da JMJ. A informação já havia sido antecipada na última semana por padre Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé.

A edição do Rio de Janeiro acontecerá com um ano de antecipação, em 2013, em vez de 2014, para evitar que coincida com a Copa do Mundo de Futebol, que será disputada no Brasil em 2014. A data prevista para o evento é de 23 a 28 de julho de 2013 e a expectativa é reunir mais de dois milhões de jovens peregrinos.

O Rio de Janeiro, cidade emblemática do país com o maior número de católicos do mundo, foi eleita em uma disputa com outra candidata, Seul, capital da Coréia do Sul.

Para o Brasil, será o terceiro grande acontecimento a se organizar nos próximos anos, junto ao Mundial de Futebol (2014) e os Jogos Olímpicos (2016).

Após Buenos Aires, em 1987, a cidade brasileira será a segunda da América do Sul a celebrar o encontro internacional. Com a de Madri, já se celebraram 26 JMJ, todas elas presididas pelo Papa, 11 fora do Vaticano.

Trata-se de Buenos Aires (Argentina), Santiago de Compostela (Espanha), Czestochowa (Polônia), Denver (Estados Unidos), Manila (Filipinas), Paris (França), Roma (Itália), Toronto (Canadá), Colônia (Alemanha) e Sydney (Austrália). Cerca de 20 milhões de jovens participaram desses eventos internacionais.

As JMJ nasceram em 1984, por iniciativa do Papa João Paulo II. A primeira aconteceu em Roma, no domingo de Ramos do citado ano, no contexto das celebrações setoriais do Ano Santo Jubilar da Redenção (1983-1984).

RCC na JMJ

A Renovação Carismática Católica do Brasil esteve presente na Espanha com 180 missionários. Ainda no dia 10 de agosto, os jovens desembarcaram na diocese de Pamplona onde realizaram a Pré-Jornada, com atividades de formação e evangelização. Na segunda-feira (15), partiram para a capital Madri, onde participaram das celebrações oficiais da JMJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!