quinta-feira, 13 de novembro de 2014

A alegria é fruto da intimidade com Deus

A Palavra meditada hoje está em Provérbios 17,22.18,14:
"Ânimo alegre faz florescer a saúde; espírito abatido seca os ossos. O espírito é que sustenta a pessoa na enfermidade; se o espírito se abate, quem o sustentará?"
Alegria não traz apenas bem-estar, mas faz florescer saúde em nós. Hoje, a ciência comprova o que a Palavra de Deus diz: “A alegria floresce a saúde”. Quando trazemos um espírito abatido, isso faz mal para nós mesmos. Se estivermos fracos, é no espírito que encontraremos forças para levantarmos de todo abatimento e vencer as dificuldades. Mas como se alegrar diante de tantas coisas que abatem o nosso coração? A alegria é dom do Espírito Santo, ela brota da nossa intimidade com Deus. Ser alegre não é um estilo de vida, mas é assumir que foi para isso que o Pai nos criou. A tristeza é a ausência do bem.
A felicidade evidencia a presença do Espírito Santo em nós. Mesmo nas dificuldades, o Senhor nos quer alegres, por isso nos presenteia com o dom da fé. Tendo a certeza de que algo bom virá, enfrentamos as provas de forma mais tranquila. 
O júbilo jorra de um coração curado por Deus. Mas, abatidos espiritualmente, nos afastamos do Senhor. Longe d’Ele, quem nos sustentará? Se nosso relacionamento com o Pai se tornar fraco, não teremos o sustento de Jesus. 
O remédio para a cura do nosso espírito abatido é nos aproximarmos de Cristo por meio da oração. As tristezas e as dores do nosso interior podem ser saradas mediante nossa proximidade com Jesus. Não nos afastemos do Senhor, e se a mágoa nos deixar enfermos, permitamos que Ele cure o nosso coração.
Abrir o coração é querer que Deus entre em nossa vida. Desejar ardentemente encontrar-se com Ele é desejar que Sua vontade aconteça em nós. Aproximar-se d'Ele é entrar em comunhão com Ele por meio da oração. A confissão e a Eucaristia nos curam. 
A bondade que nos leva a dar a nossa vida, nos colocar à disposição do outro nos traz alegria. Quer sair da tristeza? Faça o bem ao outro de coração. Viver na oração, nos sacramentos, fazer o bem... Tudo isso nos aproxima de Deus. E quando nos aproximamos d'Ele, recebemos tudo de bom que Ele pode nos dar: bondade, felicidade e alegria. Aos pés de Jesus, esparramando nossa vida diante da Sua presença, Ele nos dá o equilíbrio e nos ilumina em Seu caminho, para que nada nos falte. Pode ser que comecemos nossa semana abatidos e desanimados; então, é preciso parar e descansar no Senhor.
Devemos aprender a nos apresentar a Deus em adoração e confiar que Ele agirá em nosso favor. Um coração angustiado e desequilibrado só encontra repouso em Cristo Jesus. 
O Senhor nos diz: “A minha alegria será a sua salvação”. O nosso espiritual precisa ser fortalecido. É Seus pés de Jesus que Ele renova as nossas forças e nos dá alegria. Mesmo que atravessemos o vale da sombra da morte, Deus estará conosco. Em alguns momentos, deparamo-nos com situações que não sabemos por onde ir, qual decisão tomar, e Ele nos guiará. Não há o que temer quando o Senhor está conosco. À medida que aprendemos a ouvir a voz de Deus no nosso coração, ficará mais fácil compreender a Sua vontade.
Quem escuta a Deus no íntimo de sua alma deixa de ser inseguro. Experimente clamar pelo Espírito Santo, pois Ele abre seu coração para ouvir o Senhor. Jesus Cristo preparou para nós, nessa Quinta de Adoração, a Eucaristia, alimento para a nossa alma.
A alegria do Senhor é a nossa força e somente Deus é a nossa felicidade. Andar na presença do Senhor é acolhê-Lo em nosso coração. Que possamos dobrar nossos joelhos diante d’Ele e dizer: “Senhor, sozinho eu não posso. Dai-me do Teu Espírito Santo”.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!