quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Quatro formas de perdoar!

sorry
Quando paramos para pensar em perdão podemos pensar logo em “ desculpas” “não ter rancor” e “esquecer” mas nooriginal do hebraico temos quatro nomes para “PERDÃO”que nos faz ir além do óbvio! O 1º é: NASA = Termo que significa “LEVANTAR”. 2º KAPHAR = Hebraico com sentido de “COBRIR”. ‎3º APHÍEMI = Termo Grego com sentido de “DEIXAR IR”. 4º CHARIZOMAI- Palavra Grega que significa “SER GRACIOSO COM” . Entender perdão por estas 4 possibilidades pode nos fazer ter uma vida mais suave e leve! Afinal de contas não perdoar alguém que nos ofendeu é o mesmo que você tomar um copo de veneno e olhar para o outro querendo que ele morra! Então que tal pensar em quem você precisa perdoar e assim escolher a melhor maneira de fazê-lo?

1) Levantar: As vezes uma atitude concreta que expressa nosso perdão é levantando nosso “agressor” da situação em que ele se encontra. No fundo ele pode estar tão no fundo do poço que a única maneira que encontrou de agir foi nos agredindo. Descer onde ele está e se propor a levantá-lo é uma grande resposta de perdão, pois o levanta do chão. Nesta hora a atitude vale muito mais que palavras!!! OU se tiver de usar palavras que elas sejam alavancas para erguer e não martelos para bater e esmagar!
2) Cobrir: Somos um misto de forças e fraquezas. E muitas vezes somos feridos não por pessas fortes mas sim por pessoas que estão agindo com suas fraquezas, seus limites. Entender isso é um caminho fantástico e exige de nós um passo de “cobrir” proteger este outro pois sua aparente “força” é o sintoma de sua maior fraqueza! Que tal ao invés de “fortalecer esta fraqueza” cobri-la? Não digo ser falso, colocá-la debaixo do tapete, não mesmo! Mas cobrir no sentido de proteger. Cobrir com palavras de afirmação, suscitar nele suas verdadeiras “forças de caracter”. Cobrir com o positivo.
3) Deixar ir: Este parece um dos mais difíceis pois exige de nós o “amar a distância”. De fato há pessoas que iremos perdoá-las deixando-as ir. Amar a distância também é amor. Por outras vezes precisamos deixar o outro ir dentro de nós mesmos! Por exemplo quantas pessoas não perdoam namorados (as) que tiveram e ficam com eles ali presos no coração. Cativos! Não dá! Perdoar também é deixar ir! Quem você precisa deixar ir? (quem você precisa perdoar?)
4) Ser gracioso com: Perdoar as vezes será uma firme decisão de fazer o bem, ser gracioso! As vezes o perdoar será manifesto por aquilo de gratuito que você irá fazer a seus agressores!!!!! Uma mensagem desinteressada no whatsapp, no messenger pode fazer um recomeço na vida de alguém. Mas precisa ser gratuito, não querer nada em troca. O grande mal de muitas pessoas é que quando fazem algo do tipo ( mandar mensagem etc) ficam esperando algo em troca, e quando não recebem se frustram e a mágoa se torna maior! Perdoar ( ser gracioso com) precisa ser um ato que nada deseja em troca!
Depois de aprofundar um pouco na realidade do perdão eu te desafio com uma pergunta:
“Quem e com qual forma de perdão você precisa perdoar?”

Fonte: Revolução Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua mensagem aqui!!!